Depressão Pós Viagem. Eu tenho! Inclusive a cura!



Depressão pós viagem, não é só com você! que chato e triste isso! 
Mas vou te contar como sair desse fundo do poço? Segue aí!

 

No vídeo anterior falei sobre Ansiedade Pré-Viagem, da uma olhada. Mas agora vamos falar de um outro assunto polêmico, depressão! Mas é um tipo de depressão diferente do que está acostumado ao ouvir falar, é a Depressão Pós Viagem! Uma mistura de saudade, nostalgia, desânimo, irritação, alteração no sono, melancolia, falta de apetite, sensação de vazio...

Mas tio, mais essa frescura agora, coisa de nutela é?
Bem, lamento discordar, mas devo relatar alguns fatos que você deva estar por fora, mesmo que discorde, mas esse caso não é raro como se parece.
Como todo tipo de depressão, deve ser levado a sério e principalmente a própria pessoa tem que aceitar os fatos e procurar se ajudar.
Primeiramente, não sou um especialista, claro, e que em casos mais sérios deve-se sim procurar um médico especialista, seja psicólogo ou psiquiatra.


Tenho uma certa experiência nesse assunto, porque eu mesmo vivo e já vivi várias vezes esse sentimento maligno.
Mas estou aqui para compartilhar com você a solução.

Desde que me descobri como um Wanderluster, sempre que estou de volta à uma viagem eu vinha para casa bem triste, aquele tipo de tristeza que não é correto sentir, falo isso porque são sentimentos meio errados né, porque deveria ser o contrário, pois tudo deu certo, fui e voltei bem, então porque reclamar assim, não tinha o direito de sentir isso.
Tá, mesmo assim, sentia essa tristeza, mas não é uma tristeza de mau agradecimento, e sim de ter que deixar aquela vida de fantasia e sonhos e voltar para o mundo real, que todos nós sabemos que nosso mundo real não é muito engraçado né, então é isso que te faz sentir com esse sentimento maligno, a volta para o nosso mundo real.
E sabemos também que se entregar a essa tristeza é abrir as portas para outro sentimento maior: a depressão, e no nosso sentido do tema: a depressão pós viagem.
Conheço caso de amigos que se entregaram de vez e vivem até hoje em cuidados médicos, com remédios e muito mais, inclusive famosos aí no meio que não vou citar o nome, claro, mas é tenso isso aí. Agente de cá não pode ajudar muito, pois a própria pessoa tem que se manter erguida.
Mas como faço então? Como consigo me reerguer depois de tantas vezes passando por isso?
Bom, existe um conjunto de atitudes que ajuda muito nesses casos, e até cessa de vez, vou citar para vocês e vá anotando!

•    Marque a volta para casa, pelo menos uns dias antes de voltar à rotina, para que seu psicológico se adapte ainda em férias, quer uma coisa mais chata que chegar de uma viagem longa num domingo anoite, ter que desarrumar toda tralha de viagem, sua casa desorganizada e amanhã cedo vc tem que ir pro trabalho já cansado? Nãooo. Geralmente eu chego pelo menos 1 dia antes, se for viagens internacionais de longos dias, chego uns 3 dias antes, se for viagens perto chego na parte da manhã, isso ajuda muito, descança o corpo e mente;

•    Faça exercícios, se entregar na cama é pior ainda, vá caminhar, nadar, cansar seu corpo para que anoite não tenha algo pior como a insônia, aí piora tudo.

•    Reviva seus momentos da viagem, compartilhando com amigos, fazendo vídeos, editando fotos, como disse Christopher McCandless, no filme Wild: “A felicidade só é verdadeira quando compartilhada”, muita gente encara essa frase como compartilhar com a companhia de alguém, tipo, viajar a 2, em grupos, etc. Eu adicionaria outra forma também que é compartilhar em redes sociais também, sim, o mundo é uma constante mudança, na época do filme não existia redes sociais como hj, e querendo ou não, redes sociais é uma forma boa de compartilhar suas emoções com seus amigos, sejam eles haters, invejosos ou não, mas é uma forma. Por isso digo sobre essas 2 formas de compartilhar, pois muitos como eu, viajam sozinho, curtem a introspecção e solitude, mas gostam de compartilhar, como eu faço aqui com vocês! Fazendo isso você acaba ajudando outras pessoas que querem fazer o que vc fez, e o prazer de ajudar é sempre priori não é mesmo?!

•    Acrescente em sua vida cotidiana o que aprendeu de bom durante sua viagem, aprendemos muito com culturas novas, porque não por em prática esses conhecimentos?

•    Leve coisas de sua casa quando for viajar, tipo, algo que faça você sentir saudades de casa, família, quando lá, em viagem. Assim não irá sentir tanta tristeza ao voltar, claro, isso não serve para todos, não para mim, mas pode-se pensar.

•    Traga souvenirs e lembranças para sua casa e trabalho, é incentivador! Eu mesmo deixo pra comprar até peças de vestuário por lá, pq depois passo anos usando aquilo vindo de lá, é legal. Até escova de dente eu uso de fora, la do equador, eu olho pra ela ali e fico imaginando o dia que comprei naquele Pueblo, daquela tiazinha lá, aaahhh kkk, cinto, óculos, camisetas, coisas que podem ser úteis no dia a dia que não seja só objetos fúteis pra ficar ocupando espaço em estante né rsss

•    Reproduza pratos e comidas que você gostou! Há, essa é minha especial, eu mesmo já reproduzi algo que amei na colômbia e quero fazer outras coisas também. Gastronomia é outro meu prazer particular.

•    E A MAIS IMPORTANTE DE TODAS, A QUE USO MAIS E MAIS FUNCIONA COMIGO: nunca deixe de sonhar, de planejar a próxima! É o que nos mantem vivos! Eis aqui o meu segredo, o que faço na prática! Assim que chego eu não digo: Pronto, agora chega, nunca mais, cansei. Não mesmo, eu já chego pedindo a Deus autorização para minha próxima viagem segundo sua vontade e segundo onde ele deseja me levar, isso tem funcionado muito, pois logo brota em minha mente um futuro roteiro, as vezes nada a ver (como um que já tenho pronto pra partir, é um destino totalmente contrário aos meus padrões, mas estou amando a idéia), mas sinto que foi vindo de Deus, que por alguma razão ele me deseja lá, assim deixo seguir, vou estudando, fazendo planejamentos, juntando grana, etc, todo mundo morre, mas nem todos vivem. daí a coisa vai fluindo e acontecendo, quando a fé que não, estou lá, vivendo, enriquecendo o espírito, a mente, o nosso conteúdo, pois é só o que levamos para o alto.


Tempo e dinheiro são só desculpas, estou cansado de provar isso aqui nos meus vídeos para vocês. Faça seu planejamento, comece!
Há mais tio, eu não tenho amigos, primos, ninguém quer viajar comigo, tenho medo de viajar sozinho, nem vou começar a planejar nada porque já sei que não vou conseguir mesmo, prefiro ficar aqui na cama assistindo novela, não preciso agradar ninguém mesmo.
Péra:
Tudo aquilo que você faz para agradar alguém, é descartável. Tudo aquilo que você é, é insubstituível.

Não estamos falando aqui para agradar ou se entregar à tristeza, é justamente o contrário, é encarar a vida de uma forma diferente, tá é difícil e até eu mesmo as vezes não dou conta, me entrego as vezes, mas a paixão Wanderlust é maior, e em você também, você só não deixou fluir isso ainda.

Encare seus medos, todos exploradores sentem medo, mas vão la e encaram. Mas com planejamento, razão e Deus, sem isso, melhor assistir tv! A escolha é sua.

Eu mesmo lendo tudo isso, me sinto um falso moralista, pois as vezes não consigo sobressair, mas espere! Digo que devemos sempre estar em busca, sempre procurar se aprimorar, tentar e assim agente consegue resolver isso, não é fácil, sabemos, mas se fosse fácil não existiria superação, não é mesmo!

Então, bora abandonar essa tristeza e viver a vida com qualidade! Porque é o que sempre falo: agente pode ter todo tipo de problema no mundo, mas o de saúde, não tem dinheiro que resolva, o resto agente corre atrás e consegue sim! Fé em Deus!

Bora rodar e buenas suerte a todos ustedes Hermanos, dale!



Deixo abaixo, essa mesma matéria em forma de vídeo, ficou muito bom!


 








COMPARTILHE!


.

 




2 comentários:

  1. Voltamos de um mês de férias.em Maceió, eu e meu marido estamos nos sentindo assim. Bateu uma tristeza ao entrar em casa, parece q nao pertenço mais a esse.lugar

    ResponderExcluir