PID


Sabe aquelas pessoas que sempre falam o famoso "há, nunca me pediram", ou seja, então é porque não precisa!?!
Então, é o mesmo caso do cartão internacional de vacina, seguro viagem, seguro de entrada, etc, são documentos que podem te pedir, ou não, mas porque não levar?
Uns são obrigatórios, outros não, mas sempre faço questão de levar tudo, estando lá, no mundo, nunca se sabe se você irá num outro país vizinho e por lá vão te pedir um documento extra, e você não poderá ir só porque teve preguiça de incluir no seu planejamento, ou se envolveu em um acidente e não tinha PID e o problema da sua vida está criado!
Guiana Francesa, muita tensão por conta da burocracia, mas deu tudo certo!
A PID (Permissão Internacional para Dirigir) é um deles! Como já viajei por todos os países na América do Sul, de moto, sozinho, mais de uma vez, é um dos vários documentos que sempre levei, aqui nessa seção falo de tudo que você vai precisar para visitar todos os países na América do Sul.

- Mas o que é isso?
É um documento internacional que comprova a condução apta para dirigir no exterior. 
Válida nos territórios das Partes Contratantes da Convenção sobre Trânsito Viário, celebrada em Viena, em 8 de novembro de 1968, desde que seja apresentada junto com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) dentro do prazo de validade.

- Como Conseguir, quanto custa?
Simples e rápido, vá num agência do Detran, aqui em Goiânia tem os famosos Vapt-Vupt, que se pode ir lá e solicitar sua PID, você paga uma taxa que varia muito o valor para cada estado (aqui em Goiânia paguei 220 reais, um absurdo, visto que em alguns estado isso custa só 60 reais e em outro até 330 reais), espera 15 dias e pode ir lá buscar sua PID, como na foto abaixo.
Minha PID, tirada aqui em Goiânia, em 10/2020, essa vai girar o planeta!

- E o vencimento?
Antigamente o vencimento da PID era sempre junto com a CNH, nada mais lógico e justo né! Mas essa última que tirei agora, só vale por 3 anos, bem ridículo isso, é notável que a intenção é mesmo a arrecadação ilícita, pois a PID nada mais é que um espelho, a cópia da CNH em outro formato de papel, só isso, então deveria ser sim com mesmo vencimento, que hoje seria de 5 anos. No meu caso que estou com passagem comprada para 2021, sem data para voltar ao Brasil, agora já sei que em 3 anos terei que voltar para renovar minha PID, visto que renovei minha CNH agora e esperava ver isso só daqui 5 anos, paciência!
Toda aduana é tensa, mas essa aqui achei que nunca ia sair por conta da imigração dos Venezuelanos!

- E o Caso Chile?
Tenho visto muitos casos de muitos blogueiros ou viajantes comentando pelas redes que no Chile não precisa PID, é o famoso "nunca me pediram" como já disse acima, mas não caiam nessa! Porque não levar?
O que acontece é que existe um "acordo vista-grossa" entre as polícias de lá e de cá (isso eu ouvi pelo mundo aí, não tenho como afirmar, mas faz todo sentido), tipo, eu não peço dos brasileiros e a polícia brasileña não pedem de nossos cidadãos! Mas prefiro ler "fatos" e seguir assim como descreve o site da embaixada chilena:
Mas vai por mim, imagina a seguinte situação de pior caso possível: Você bebado no Chile, atropela e fere vários chilenos num ponto de ônibus! Vai a julgamento, vão seguir as leis, aí não tem o famoso "acordo vista-grossa", cadê a PID? Simples assim! (não que a PID irá te isentar, mas a falta dela irá piorar muito kkkk)

- Então não preciso mais levar a CNH?
Não é assim! A permissão internacional deve ser apresentada "junto com a CNH". No território brasileiro, a PID também não vale como documento. Vou mais longe, em alguns países da Ásia e Europa, também é necessário apresentar o Passaporte junto com a CNH e PID.
Polícia Colombiana, me exigiram PID, Seguro Viagem e SOAT.

- Dicas extras?
Como já dei dicas por aqui no blog, é sempre importante você levar tudo isso numa pastinha pequena, e nessa mesma pasta, tire várias cópias comuns de todos os documentos e deixe lá, já cheguei em aduanas que são isoladas de tudo, e me pediram xerox, sorte minha que já tinha pronto! 
Tire também pelo menos 1 cópia autenticada de cada documento e guarde em outro lugar, no caso de roubo ou perca dessa pastinha, você tem algo que (talvez) possa ser melhor que nada por lá, melhor ter!
Outra dica top: Tire foto de todos esses documentos que levar no seu celular, salve tudo numa "pasta segura" do seu celular, aquelas pastas que são protegidas por senha, o que faço é colocar nessa pasta segura, não colocar o ícone na tela, e ocultar o programa, assim sempre que quero acessas esses arquivos, eu uso as buscas de app e abro! Para caso de um roubo de celular também, você pode comprar um novo celular por lá, re-logar com sua senha que usa como principal no seu celular e onde salva os backups dessas pastas e assim terá tudo novamente (não esqueça de alterar senha em primeiro lugar).

- Mas é só isso que preciso para viajar para fora?
NÃO, jamais disse isso, aqui estamos falando só da PID, é claro que isso é um outro assunto que vai outro artigo, mas esse artigo aqui já falo muito sobre todos os documentos que precisa para visitar todos os países na América do Sul. 
Mas tio, vou para Europa, Ásia... nesse caso, faz parte do seu planejamento ir no google e pesquisar lá sobre "o que precisa para visitar o país X", assim você complementa seus documentos de forma segura!

Particularmente, tive que mostrar a PID na Guiana Francesa, Suriname, Guiana Inglesa e Equador, não lembro de ter mostrado no Chile, mas levei e levaria novamente!
6 horas nessa Aduana, foi a mais tensa que já passei!

Então é isso, tira aí, não vá no papo dos "jeitinhos brasileiros", seguro morreu de velho, documentação e vacina é sempre ter sobrando hehehe.
Abraços e obrigado meus amigos!







COMPARTILHE!


.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário