Porque viajo sozinho?




Porque viajo sozinho?
Bom, é um assunto que muitos vão se identificar, outros não, com o princípio Liberdade. Primeiramente devo dizer que isso não é regra, não é como você deva conduzir seu modo de vida baseado em meus princípios, senão já fugiria desse princípio liberdade.



Sempre fui menos favorecido no quesito "Companhias & Amigos", desde minha adolescência fui obrigado a me acostumar assim. Aprendi que muito tem a ver com o lado espiritual, que poucos vão entender, por isso não vou detalhar.

Comentários letônicos que ouvia: Há, mas o cara faz parte de um Moto Clube e viaja sozinho? 
Isso não tem muito a ver, um Moto Clube não é uma instituição que irá obrigar os membros a viajarem obrigatoriamente com alguém, cada um tem suas obrigações, trabalho, limitações, vidas cotidianas, podem ou não viajar em grupos, obrigar uma pessoa assim é tirar o principal propósito do estilo motociclismo que é "LIBERDADE". Todos temos nossas fases, por alguma razão algum integrante não pode mais participar ou aquela empolgação acabou e tal. Acho bonito os MC´s e suas uniões, viajando juntos, é uma prova que o propósito ali deu certo no sentido de afinidade.
Mas é fato, se a pessoa entra para um Moto Clube, tem que pelo menos participar um pouco!

Mas porque saí do meu Moto Clube do qual fundei?
Bom, justamente porque perdeu o sentido fazer parte de um MC onde só eu viajava, só eu participava dos eventos, as vezes (e muito pouco) um ou outro pingado aparecia para ir comigo, isso foi ficando sem sentido, e como já fazia anos que eu viajava sozinho, resolvi sair em 2018 e continuar assim, na verdade nada mudou por eu ter saído, só deixei de ser o 'Presidente' e agora sou 'Presi', conhecido assim, um apelido que não fui eu quem coloquei hehe.
Tem muita coisa para ser dita aqui, mas não é o foco, então deixa isso para um futuro vídeo no meu canal!

AFINIDADE:
Nada é tão desconfortável quanto ser obrigado a conviver, viajar, com uma pessoa quando não se tem afinidades, isso seja em quaisquer campo, trabalho, casa, festa, MC, viagem, etc.
Por isso digo que se você tem um amigo com afinidades, você tem riqueza. Isso é raro. Eu não tenho amigos assim. Devo diferenciar as coisas, existem "Amigos" e "Seguidores", ter fans não quer dizer ter amigos!
É como a velha frase: "Quer conhecer sua namorada? Case-se com ela. 
Quer conhecer sua esposa? Separe-se dela". 
A mesma coisa são com esses "Amigos". 
Sem afinidade, não passará de um companheiro, seguidor, fã, um conhecido do meio, etc.

Uns anos atrás aconteceu um fato bem curioso: Um cara postou num grupo do facebook que queria ir à Machu Picchu, mas não viajava só, procurava companhia. Daí começaram as respostas, alguns se prontificaram e marcaram de se encontrar na fronteira com a Bolívia, visto que cada um era de um estado diferente, mas nunca se encontraram, não se conheciam. 5 Motociclistas, cada um com uma moto diferente. Ótimo, boas vindas, o prazer de viajar em grupo seguindo as regras da irmandade, um por todos e todos por um, etc...
Em dado momento, num quarto dia já viajando juntos, eles foram dormir numa cidadezinha do interior da Bolívia, passearam no vilarejo, comeram e foram pro hostel dormir. No outro dia cedo amanheceu somente 4 motociclistas dentro do hostel. Pronto, estava feito o terror. Sem muitos detalhes, depois de polícia, movimentação nas redes sociais (saiu até na TV: 'brasileiro desaparece em viagem...'), os outros 4 já sem saber o que fazer, foram dormir para no outro dia, 5 dias depois, voltar para casa, tinha acabado a graça e deixar a família assumir. 
 
No 5º dia, cedo, o cara aparece. Estava num 'puteiro'. 
Sem mais!

Simples assim, isso é só um exemplo. Não curto viajar com quem não conheço, isso também não é regra, depois que passam a dormir juntos num mesmo quarto, a serem obrigados a seguirem um mesmo ritmo na estrada, comer e dormir num lugar que todos concordem, as coisas mudam, o clima muda, ali nessa hora você tem o prazer de andar de moto ou o puro desprazer, porque, se as afinidades não se batem, dali em diante é um tentando suportar para a vontade do outro, a convivência forçada, aturar os defeitos e desgostos do outro, isso é horrível!
Minha sugestão é, se vai viajar para longe, conheça a pessoa antes, faça uma viagem de 1 dia pelo menos com essa pessoa, onde possam comer e dormir juntos e assim saberão como é ficar dias, até meses com essa pessoa!

Tá, também não estou dizem que é errado, veja, conheço casos que, muitas amizades duradouras foram feitas assim, pessoas que nunca se conheceram, viajaram juntos, tiveram afinidades e são amigos de dentro de casa até hoje, e amigos de verdade! Olha que riqueza!
Mesmo assim, ainda prefiro ir só, por opção e por estatística! (prefiro, mas já tive e terei muitas experiências boas com companhias também, por isso digo que nunca é regra!) Pode até parecer arrogância minha, tenho experiências nisso, não é opinião somente, eu vivo isso no dia a dia! Peço que não me interpretem mau, caso não entenda! 
Outros fatores também influenciam, como ser pontual com tudo, ser detalhista, perfeccionista, fazer um bom planejamento, enfim, sou assim; e não é todo mundo que age assim, já viajei com pessoas que não tinha nada disso, elas se escoram em você e acaba causando algum problema para dificultar ou desgostar a viagem, gente que não sabe sequer esticar a corrente de uma moto (e nem sabia que precisava hehe).
Gosto muito de parar ali e lá, fazer vídeos e fotos, a liberdade de fazer o que quer, quando e onde. E com uma companhia é diferente, você não tem muita essa liberdade, fica aquele clima que 'o outro pode não gostar' né hehe.

Outro fato que viajo sozinho, além dessas faltas de "amigos" é a questão que muito priorizo: Liberdade. 
"Tire tudo de um homem, menos seus sonhos e sua liberdade".
Eu paro onde quero, viajo na velocidade que quero sem perturbar ninguém, e só aqui há uma confusão muito grande nos grupos, porque cada um quer seu ritmo de velocidade, com motos diferentes ou não. Já disse uma vez que acho estranho (para não dizer errado) motos de cc diferentes viajando juntas, uma não vai acompanhar a velocidade cruzeiro da outra, fica um prazer forçado na viagem. Isso é fato, não minha opinião. Tem toda aquela coisa de não abandonar o irmão, de ser tolerante com o próximo e tal, claro, sim, é um dever. Mas e o bom senso de quem força a barra? Quantas vezes eu já deixei de viajar em grupo com minha 150 porque no grupo só tinha motos esportivas, 1200, etc? Eu ia estragar a viagem deles forçando eles a andar de 4ª e 5ª para me acompanhar, para que isso?
Também, quando com moto grande, na época que fui Embaixador Triumph e anda com a XCA, as vezes puxava alguns passeios e era só presepada de gente que não sabe andar em grupo, até hoje não vi ninguém que saiba andar em grupo, ninguém entende o conceito que o de trás tem sempre que acompanhar o da frente e o da frente tem que ser a moto de menor força, simples assim. Toda hora tem que esperar alguém, mesmo rodando à 60 km/h numa rodovia, onde está o bom senso nisso? Fui muito criticado por isso, por tentar explicar isso aos vitimistas que me viam numa 1200 e me julgava rico ou arrogante porque deixava um "irmão pobre numa 150" para trás... hehe

Muitos também falam que não viajam sozinho porque não tem graça, chega lá e fica sozinho e tal, tá, concordo, vivo isso no meu dia-a-dia, mas não é desculpa para ficar em casa, é se acostumar com a idéia de que é você quem deva se adaptar ao mundo, não o contrário. Ser feliz é um estado de espírito, se você não tem amigos, se force a buscar sua felicidade sem se entregar, assim tenho conseguido!

Ok, tem a questão de segurança e apoio, muitos tocam nesse assunto, concordo também, mas o que é a segurança e apoio quando não se tem responsabilidade ou se não faz um bom Planejamento?
Se vai fazer uma viagem longa, sozinho, é diferente, mesmo que seja em modo Mochileiro, tem que haver um bom planejamento solo também. 
No caso de ir com uma moto por exemplo, prepare melhor, não coloque peças baratas duvidosas, manutenção sempre, faça check-list sempre que parar (tenho o costume de ficar olhando e conferindo nas motos dos outros quando encontro um na estrada, já vi cada coisa que vocês duvidam, tipo, descanso central saindo e arrastando no chão, baú aberto, mala caindo, etc, pelo amor de Deus!), a moto precisa estar muito bem preparada para que não haja problemas, por isso sempre preferi motos novas em viagens longas (que seja pequena), porque por mais que se dê uma bela manutenção, troca muita coisa na moto, sempre vai haver ali muitas peças ainda originais que podem dar uma pane lá numa patagônia isolada!
Andar em grupo é diferente de andar solo, tem que compartilhar responsabilidades também!

Não sou materialista, de ficar dando vida à moto que tenho, que é tudo na vida, que só viajo com ela, de endeusar a moto como se fosse um filho, não, não é para mim, é só um bem material, caiu, quebrou: arruma e lava, vende, troca, depois compra outra. Minha paixão é o motociclismo, moto é a condução para isso. Pedir proteção divina para ela também é válida, aliás faço muito isso, mas não como forma de amor, de deus, mas como respeito ao bem material que irá assegurar sua vida, que Deus lhe concedeu, assim como a possibilidade de viajar com ela com as bençãos e proteção divina.
Andar sozinho é também ter cuidado redobrado enquanto em viagem, coisas que você faria em grupo, andando solo não faria, então, tem que ter bom senso também, não abusar nunca, assim irá ter seu resultado e felicidade concedida de forma feliz e racional.

Não estou dizendo aqui que isso é a regra, claro que nem todos são assim, eu só estou explicando porque viajo sozinho.
Porque escolhi ser feliz sozinho do que ficar em casa num domingo assistindo TV, escolhi ir para estrada sozinho do que ficar inventando desculpas esfarrapadas, de chuva, sol, frio ou calor. A estrada é minha casa, minha vida é lá. Dinheiro e tempo? Desculpas! Desculpas sim! 
Tenho até um vídeo sobre como conseguir patrocínios e/ou dinheiro para viagens. Tudo é questão de planejamento!

Assim, viajei por todos os países na América do Sul, de Moto, sozinho, rumo ao meu primeiro milhão de km rodados em motos, na maioria de baixo cc. Não me torna melhor que ninguém, nem o cara, nem o fodão (deus me livre desses termos), mas me torna alguém para mim mesmo, e somente. Assim escrevo minha história em meus documentários e meu livro que estou escrevendo e devo lançar em breve.
Porque tudo que iremos levar lá para o céu, é o que alimentamos em nosso espírito, não bens materiais, poder, riqueza, etc.
Desapego e Espírito.



Bora rodar e até breve por aí hermanos!!! 


VERSÃO EM VÍDEO:









COMPARTILHE!


.

 




4 comentários:

  1. Texto arretado. Parabéns. Me identifiquei. Somos um casal que viaja sozinho. Participamos de MC também. Fizemos duas viagens longas por países da América do Sul. Uma de 13 mil km e outra de 14.875 km . Em janeiro de 2018 e 2019 respectivamente. Eu sou Rosana do Rosa e Lu na Estrada. Somos de Recife. Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso aí amigos, estão em boas companhias um com o outro, ótimo assim! valeu!!!

      Excluir
  2. Ótimo texto! Obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir