.
Clique nos Banners!
Como ficou minha Tenere 250 depois de rodar 27 mil kms por 12 países na expedição América do Sul?
https://www.youtube.com/watch?v=85BwvxvOqUA)

Sempre que eu vou fazer uma expedição, meus planejamentos, tanto financeiro como no resto, começa bem antes, e um deles é a escolha da melhor moto para aquela viagem em questão. Sempre preferi motos novas e pequenas, porque?


Para isso você precisa fazer alguns reforços e acessórios na moto, não basta apenas comprar e ir, precisa conhecer muito da sua moto, ir nos fóruns, ver sobre os pontos negativos, se há algum problema crônico no geral, etc. Eu fiz uma serie de 6 vídeos da tenere, estão aqui no meu canal, lá especifico todas alterações e adaptações que fiz, cada acessório foi pesado e catalogado, pois preso muito por peso e bagagens com motos pequenas, isso deve ser levado em conta, por mais que pareça que carrego muitas coisas e o povo gosta muito de julgar e criticar bagagens dos outros né, sem ter noção de viagem alguma, até tenho um vídeo sobre isso no meu canal também.
Porém, como é uma trip longa, tem que levar em conta alguns fatores, como peças sobressalentes, você precisa conhecer da sua moto quantos km dura algumas peças e fazer sua conta, assim saberá o que precisa levar para trocar no meio do caminho, porque carregar toneladas de peças desnecessárias também não é nada inteligente né! por isso um bom planejamento para saber de tudo isso.
No meu caso, eu rodei vazio o máximo que consegui e na fronteira comprei para levar relação completa e filtros de óleo e de ar, originais; certas coisas não compro paralelo, não é questão de ser rico, de ser barão, bobagem um hater falar isso, é questão de planejamento.
Tudo novo e trocado na saída, não tem porque dar problemas pelo caminho. Eu nunca tive problemas com motos em minhas viagens, porque sei fazer um bom planejamento antes de ir, manutenção e check-list sempre e "bora rodar". Pelo caminho você não ficará na mão também não, não é assim, tem oficinas por todo lado, mas o modelo da tenere 250 por lá é a antiga, então tem que saber quais peças sobressalentes pode usar por lá ou levar daqui para carregar o mínimo de volume e peso. Tem que saber de tudo isso.


Quando se vai viajar assim, deve-se ter noção que a moto é extensão de sua vida, novamente, não estou dizendo que devemos cair no ridículo de endeusar a moto, de meu amor, minha vida, não! É só um bem material supérfluo, não é um filho, mas cuidar dela como o bem material que está te assegurando a vida, que Deus lhe concedeu inclusive para a realização de seu sonho, então o esquema é tratar a moto com mais cuidado, nada de ficar forçando desnecessariamente, de chegar no limite da moto sem noção alguma, tudo isso leva à desgastes prematuros de várias peças que poderão te dar problemas.


Porque eu escolhi ela então?
* Peso principalmente, atravessar selvas, desertos e atoleiros, sozinho com moto grande é burrice! Colocar no navio, avião, tudo é por peso.
* Economia, no geral ela fez 29 km/lt, porque a gasolina lá para fora é muito melhor, principalmente as clandestinas de 1 real na Venezuela e norte da Colômbia, não essa garapa que temos aqui! Economia também no quesito de peças, da própria moto, etc.
* Durabilidade, é uma moto que já tem um histórico de durabilidade no geral, não que não tenha seus problemas crônicos, mas não tive.
* É trail, não iria com outro estilo.
* Não corre, é um fator muito interessante, além de nunca ter problemas com excesso de velocidade, você vai aproveitar muito mais o regionalismo, paisagens, isso é vida!

Então, como não tive problemas algum, ela chegou de boa, como as outras motos que já fui, claro que precisando de uma boa revisão para troca de muitas peças de manutenção normal mesmo. É ter noção que ao sair e ao chegar você precisa gastar com revisão geral, outra vantagem de moto pequena, custo de manutenção, se eu tivesse ido com uma 1200?


Ter coisas para status não é pra mim.
"Status é comprar coisas que voce não quer, com o dinheiro que você não tem, a fim de mostrar para gente que você não gosta, uma pessoa que você não é."
Meu dinheiro não é lixo, e acredito que o seu também não seja, então vamos ser feliz com o que tem, o resto é planejamento, ter peças, equipamentos melhores não é ser rico, é saber fazer planejamento, juntar dinheiro.
Aqui nesse curso, eu mostro "Como conseguir patrocínio e dinheiro para viagens". Como eu viajo tanto ganhando pouco? Dá uma olhada aí, caso se interesse!
No mais é isso, qualquer moto viaja, depende de você, me perguntam se eu iria novamente com ela, sim, faria tudo novamente! Foi perfeita para o roteiro que fiz. Não tenho planos de trocar por agora, não porque gosto da moto, mas por questão financeira mesmo, e todo aquele lance de vender e comprar outra é um saco, muito trabalho e canseira, melhor ficar quieto, até mesmo porque tenho um outro planejamento em curso e talvez vou precisar do dinheiro dela, não sei, deixa rolar.
Bora rodar e fiquem com Deus!
No mais é isso, qualquer moto viaja, depende de você, me perguntam se eu iria novamente com ela, sim, faria tudo novamente! Foi perfeita para o roteiro que fiz. Não tenho planos de trocar por agora, não porque gosto da moto, mas por questão financeira mesmo, e todo aquele lance de vender e comprar outra é um saco, muito trabalho e canseira, melhor ficar quieto, até mesmo porque tenho um outro planejamento em curso e talvez vou precisar do dinheiro dela, não sei, deixa rolar.
Bora rodar e fiquem com Deus!
(Essa é uma versão blog, desse vídeo de muito sucesso no meu canal:
.
Nenhum comentário:
Não é permitido fazer novos comentários.