DIA 20-22/04/2022
Letícia - Bogotá
Estar de volta à Letícia é uma magia sem igual, tudo muda de Tabatinga / Letícia, é muito regionalismo diferente, as comidas tops, enfim, instalado na hospedagem do Marco, é hora de começar os Trâmites.
Antes, preciso falar do Marco, esse apoio, um ponto chave aqui para quem vai de Manaus / Bogotá (e agora para o Peru, ele está arrumando os esquemas para quem quer sair por lá também), ele tem uma hospedagem barata aqui, não espere muito, sem ar condicionado, mas os ventiladores dão conta hehe, e também tem uma agência de viagem, que vai comprar a passagem de avião para você e para sua moto, fica mais barato comprar por ele, ele sabe dos esquemas, do que fazer ou não, onde ir ou não ir, tem desconto e amizade com o pessoal da empresa de carga do avião, enfim, ele vai resolver e facilitar muito a nossa vida aqui, o telefone dele: +57 31 7425-4494.
Como eu já sabia os passos, mas não custava nada me atualizar, mesmo porque mudou algumas coisas, então o Marco já me falou como começar os trâmites burocráticos.
Primeiro é ir à Polícia Federal dar a sua saída do Brasil, no passaporte. Depois vá ao aeroporto de Letícia fazer sua imigração no passaporte, os documentos é o básico, sugiro você se atualizar, pois esse post foi escrito em 2022.
Depois, é hora de fazer o Permisso da sua moto, essa foi complicada, vá à DIAN, que é uma Receita Federal deles aqui na Colômbia, passaporte, documentos da moto, o básico também, sugiro que tenha uma pasta cheia de xerox de todo tipo de documento que você puder tirar, assim como as fotos em uma galeria no seu celular, isso facilita a vida em um lugar que é difícil achar xerox. Da outra vez eu fiz tudo em um dia só, agora tive que deixar os documentos lá e buscar no outro dia. Só que no outro dia ainda foi uma canseira, sistema fora do ar, internet que por aqui é péssimo, muito trabalho na fila, etc. Nesse momento é interessante você já saber quanto irá pegar o permisso, pois já vá no Marco e compre as passagens. Por minha sorte, eu iria comprar as passagens da moto e a minha para o dia seguinte, na quinta-feira, por a minha estar mais caro, eu comprei a minha para sexta-feira, de 480 mil caiu para 190 mil, não da para dispensar esse desconto né hehe.
Então no outro dia, na quinta-feira, fui à DIAN, tirei fotos e ele terminou meu permisso, mas fiquei mais de 2h ali esperando, muita demora, com o Permisso nas mãos, fomos ao aeroporto despachar as motos, o Marco foi junto no carro dele, chegamos lá mais burocracias, pediram um novo documento, um tal "Nada Consta", que para eles chama Constância Secretarial, esse documento você irá fazer na Polícia Nacional, dentro de um complexo muito burocrático para entrar, eles dificultam tudo ali. Para fazer esse documento pediram mais outros documentos, voltei ao hotel e peguei, só que foram almoçar, fiquei 2h esperando voltar, fizeram, mas cobraram 65.000 pesos (19 dólares), isso foi bem suspeito, pois todo documento público na Colômbia é gratuito, então.... Então que a moto era para ter despachado as 9h da manhã, já era 15h, chegamos ao aeroporto e adivinha? Não pediram o documento que fiz na Polícia Nacional, é pracabá isso!
Não falei ainda, mas depois de pegar seu Permisso na DIAN, já corra atrás de fazer o SOAT, seguro obrigatório, faz aqui mesmo em Letícia, só que fica mais caro, aí nas fotos tenho o contato da Veronica, que faz por 30 dias, 90000 pesos, fica mais barato, então enviei para ela todos os documentos que ela pediu via whatsapp.
Enquanto isso, no aeroporto, ja as 16h, vistoria na moto, pediram para desligar a bateria, para né, não vou fazer isso, teria que desmontar a moto, falei para eles que tinha uma chave liga/desliga ali que cortava a bateria e passou hehe. 216kg a moto, com acessórios e bagagem, gostei muito disso, está bom! O valor para despachar ali é 3000 pesos por kg, só que com o Marco ali ficou por 2200, então paguei 480.000 pesos (140 dólares) o trecho Bogotá/Letícia é bem mais caro, em torno de uns 1.500,000 pesos para uma moto. Pronto, voltamos ao Hotel, ja final de tarde. Imagina se tivesse como ter comprado minha passagem para as 13h? kkkk. Saímos para comer algo, que claro, Colômbia é para isso hehe, fomos dormir e no outro dia é esperar as 11h, fomos ao aeroporto!
Então, sexta-feira, chega de Letícia, o Marco não pode nos levar, sem problemas, pegamos um Tuk-Tuk hehehe pensa na felicidade do menino aqui andando nisso kkkk, aeroporto, lembre de ter feito seu checkin no dia anterior, em 2018 era muito feio, agora reformado, ficou bonito, mais fresco. avião, Bogotá a vista... (não curto avião rs), chegamos ao aeroporto e encontro o Eduardo, o Gringo, gente boa demais, marcamos de nos encontrar ali, porque ele estava fazendo o trecho inverso ao meu e nos topamos ali, festaaaa, e claro em um Juan Valdez hehe. 15h, é hora de sair, como ainda estava dia, aproveitei para ir na Air Cargo Pack, que fica de frente, fomos a pé ali mesmo, para já me adiantar os trâmites para o Panamá, foi fácil achar, no escrito, um brilho nos olhos, aquele lugar que você só via nos vídeos dos outros, um lugar que para mim é uma honra estar ali, é um divisor das águas para o motociclismo aqui, existe o motociclista pré Panamá e pós Panamá, então estar aqui é um marco para mim, porque é uma etapa muito difícil passar daqui, tanto financeiramente como distância.
$1.250,00 (dólares) isso mesmo, foi o que paguei só da moto! Não tem menos, a 3 semanas atrás era 1000 dólares, subiu muito por vários motivos.... Mas então, já deixei os papéis para adiantar o processo, isso na sexta-feira, e fiz muito bem, pois teria que voltar depois só para isso. Paguei, tirei foto, fiz vídeos... Fiquei de voltar terça-feira para os trâmites finais, aduana, polícia narcotráfico, etc.
Então fomos, eu e o Fred, para um apartamento de um amigo dele, já final do dia, não rolava pagar hotel, foi bom, economizei 1 diária hehe.
Não falei ainda, Bogotá, altitude e frio, meu organismo não estava acostumado a essa mudança radical, então alergia vindo aí rs, mas no dia seguinte já havia me adaptado, ihuuu. No apartamento, água fria, pensa no sofrimento hehe, mas banhei!
E assim ficamos, para no outro dia, pensar no que fazer ao retirar a moto da Air Caribe.
O Câmbio: 1 real=725 pesos, no meu caso, o fator de conversão que irei usar para dólar é= 0,000290. Para entender, nos vídeos do meu canal youtube explico, desde o primeiro episódio!
- 7 dias antes de entrar na Colômbia:
https://apps.migracioncolombia.gov.co/pre-registro/public/preregistro.jsf
Não precisa PCR nem seguro com Covid, me pediram vacina febre Amarela.
Estar de volta à Bogotá, foi interessante, dessa vez mais intenso!
Sábado, é dia de pegar a moto na Air Caribe, taxi até lá, foi rápido e fácil, esvaziaram os pneus, acho que para procurar drogas, mas tenho um mini-compressor.
Enquanto isso, mil coisas na minha cabeça sobre o que fazer a partir dali, mudei meus planos, tomei uma decisão, não irei pegar a moto e procurar um hostel. Como a moto já estava pre-preparada para voo, resolvi deixar na Air Cargo Pack, assim economizo pagar estacionamento extra perto do hostel e o principal: Meu SOAT não havia ficado pronto, então resolvi cancelar o processo com ela, assim economizo 90 mil pesos, e andar com a moto em Bogotá sem SOAT seria burrice. Fiz bem, deixei na Air Cargo que é ali do lado, e fiquei de voltar na terça-feira para dar andamento nos trâmites. Daí nos separamos, o Jhon Fred voltou para seu apartamento e eu peguei um uber rumo à Candelária, um bairro bem turístico, onde nasceu Bogotá, 8 dólares. Tinha marcado alguns hostels, então, sem moto para procurar fica mais fácil, todos juntos ali, achei um bom, Fátima Hostal. $8,70 dólares a diária, muito bom, quarto compartilhado, cozinha, banheiro compartilhado, uma vibe de hostel é legal, se conhece muita gente de fora, com suas histórias e estilos, sem falar que tem vários ambientes para trabalhar e internet muito rápida, bem no centro de Candelária, onde se pode conhecer tudo a pé. O famoso Chorro de Quevedo, onde nasceu Bogotá e sua linda história que vou narrar no video do youtube. Plaza Bolívar, onde está todo centro cultural, a catedral, os palácios do governo, justiça, feirinhas locais, é show aqui, com seus casarões antigos, históricos, museus gratuitos e ali perto o Cerro Monserrate. Nesse tempo, chega o Renan, de Cuiabá, que veio do Ushuaia aqui na CB500X, muito gente boa, daí ficamos aqui no hostel, damos um role, fomos ao Monserrate, show lá em cima, só vendo nos vídeos para acreditar!
A COMIDA! Não posso deixar de mencionar esse sinônimo da Colômbia, a fartura gastronômica aqui é incrível, lembra quando falava que Arepa era ruim? Mas era porque não estava comendo do jeito certo, comia frio, não e legal hehe, Arepa tem que ser quente, na chapa, com queijo, frango, é uma delicia, uma massa de milho branco na chapa que voce precisa experimentar, sem falar nos outros pratos típicos, Chicha, Bandeija Paisa, Bunuellos, Papas Rellenas, o Café, as frutas que só aqui tem com uns sabores muito diferenciados, experimentei muito num Free Walking Food Tour que fiz aqui, foi louco! No hostel você tem acesso à várias atrações e tours. Comprei a minha passagem de avião para o Panamá, 120 dólares, para dia 28, quinta. Na terça-feira, fui à Air Cargo Pack fazer os tramites burocráticos da moto, aquele momento. Já sabia que iria enfrentar o dia todo, pois todos narravam que era das 8h as 18h. Cheguei cedo lá, já estavam me esperando com a papelada, muita papelada, mas tinha um agente designado pela Air Cargo Pack para desenrolar o processo junto a mim, facilitou muito! O complexo aeroportuário é enorme, então em alguns lugares agente ia no carro dele. Fomos à DIAN, dar saida da moto, foi rápido, todos se assustaram com a rapidez lá, sorte minha então hehe. Depois a polícia narcóticos só iria atender depois das 2, mas resolveu me atender mais cedo, agora sim vem a parte chata, passar a bagagem no RaioX, e como tinha muitas coisas, tem que tirar tudo de cada baú e a mala, DEU B.O.! Tinha ganhado da Kawasaki Avant Motos de Goiânia 4 Motuls (3 C3 e 1 C1), não pode ir no voo, teria que deixar, todo aerosol é proibido, também tinha um bujão de gás do fogarei mas não acharam, então fiquei quieto hehe. Mas aí vem a parte que sempre falo, aduanas não é o lugar para ter raiva e perder paciência, assim que notei que o policial da narcóticos e o agente aduaneiro eram motociclistas, parti para cima hehe, já dei adesivos, já fiz amizades, ja se inscreveram no meu canal, fiz fotos e isso ajudou a maneirar o clima, que depois disso fizeram vista grossa com o resto. Só me apreenderam 1 Motul C3 (que era o que já vinha usando, estava quase vazio hehe) perdi muito pouco!
Depois é montar tudo na moto denovo e sair do complexo, que não pode tirar fotos nem vídeos, mas estava fazendo pois o clima ja estava "tamu em casa" hehehe. Para entrar onde está o RaioX tem que deixar carteira, celular, camera, tudo no guiche de entrada, por um capacete branco e colete do aeroporto, saí, e ali mesmo o Camilo (agente da Air Cargo) me entregou a papelada final e encerramos!
Voltei ao escritório que fica no andar de cima da cargo, e a moça me explicou como seria no lado Panamá, muito simples! 13h da tarde, tempo record! Fiquei muito feliz com isso, vim esperando uma tempestade e peguei um clima bom hehe ufa! Nesse intervalo o Renan também estava despachando a moto dele, só que para Letícia, iria fazer meu caminho inverso. Muita gente faz esse caminho por Manaus / Letícia / Bogotá, o tempo todo, é que não se divulga muito. Economiza dinheiro e tempo, que no meu caso é essencial por agora, quando voltar do Alaska, aí sim, farei com mais tempo.
Voltamos ao Hostel, deu tempo para uns uploads, refrescar a mente, pensar um pouco, já ir falando com o apoio lá no Panamá que vai me receber e me ajudar lá... NÃOOOOO MOOOOÇÇÇOOOO, esse nosso motociclismo é loucura como a rede de contatos e apoios flui e ajuda muito hehe Resolvi cozinhar no hostel hoje, para comemorar, o Renan pagou toda compra, e aquele vinho top. Momentos!
Na quarta-feira, levantei cedo, as 5:30 já estava de pé, trabalhar o dia todo, vídeos, uploads, blog... às 15h havia terminado tudo, estava preocupado pois só tinha vídeos no canal para essa semana, agora tenho programado até para final de maio, o Delay é necessário, não tem como! Só os uploads que foi até madrugada. Há, também nesse prazo já fiz a Declaração Juramentada do Panamá, só ir preenchendo os campos, nada de mais. Fiquei ali no hostel até quinta-feira cedo, só na vibe de hostel mesmo, já havia caminhado muito pela região, aproveitei muito aqui, não posso reclamar! Conheci uma galera do XTZ Club Bogotá, que me deram uma camiseta e um boné, muito gente boa, o motociclismo aqui é forte!
Então é isso, Colômbia é vida! Vamos ver o que me espera no mundo novo, meu 14º país novo, até aqui estava no quintal de casa, agora parto para um novo mundo, novos amigos, novas culturas, novos desafios, espero e conto, que dê tudo certo. #Partiu Panamá!
DIA 28-30/04/2022
Bogotá-Ciudad de Panamá
Depois de muitos dias em Bogotá, é hora de partir, meu voo sai às 15h rumo ao Panamá, chego 4h antes no aeroporto, lotado. Logo na fila de pegar o voucher, pela Avianca, recebo a triste notícia que é preciso uma passagem de volta à Colômbia (na verdade você precisa de uma passagem de saída do Panamá), eu já sabia disso, mas quis por a prova de que se mostrasse o papel da Air Cargo para comprovar que iria sair com a moto desse certo, afinal, é lógico e racional isso! NÃO! Eles não aceitaram, imoralidade essa ação. Então corri para o plano B. Disse para a moça que não concordava com o ato, mas que eu tinha ali uma passagem de onibus, do Panamá para Costa Rica, pela Ticabus. Ela aceitou, ufa.
Existe várias formas que a galera acha de bular esse ato imoral de nos extorquir, essa minha fiz quando ainda em casa, comprei a passagem, imprimi o voucher e depois cancelei, não sei se deixam cancelar mais por agora, tente aí. Mas outra forma que o pessoal tem feito é fazer uma reserva de voo, e quando chegar ao Panamá cancele, também dá. Pelo google você acha outras formas que o pessoal está usando, como um site que emite a passagem para onde quiser, por 15 dólares, essa passagem tem toda validade para uma possível consulta, não sei mais sobre isso, mas um amigo fez e deu certo, creio que é a mesma forma de reserva, depois eles cancelam para você automaticamente, mas você perde os 15 dólares.
Depois de pegar o voucher, vai para outra fila grande, ali faz a sua imigração da Colômbia e logo após aquele bendito raio-x onde perdi um alicate de unha, aff. Depois, área de espera do voo.
Bom, fiz o câmbio que restou dos pesos colombianos e já anotei a perca cambial em meu app, deu 4 dólares de perca. Bom que no Panamá é dólar, então não há cambio a fazer.
O voo chegou as 17h, ainda dentro do avião você recebe uma ficha para preencher e entregar quando na aduana, quando o voo chega você vai para a migração do Panamá, nada de mais, depois outra fila para Aduana, outro raio-x, mas bem básico. E listo! Estou no Panamá, ihhuuu!
Já entrei em contado com meu apoio, o Ino (de Inocêncio, me foi indicado pelo Bob Mamao, do grupo de whatsapp que falei antes), já era noite, quando chegamos ao ponto de apoio, que é um bar, encontro de motociclistas moto clube deles aqui, estavam fazendo um churrasco, legal. Aqui irei ficar com um argentino muito gente boa, o Gustavo, que está viajando com uma tornado à 10 anos, esse sim, vive intensamente, vai levar mais 5 anos para chegar ao Alaska hehe, ficou no Brasil 4 anos, então ajuda muito no espanhol/português, ali ficamos, dormi num sofá sem coberta nem lençol, também não havia banheiro nem chuveiro, mas nos viramos. O importante era o apoio, muito essencial para quem quer evitar pagar hotel, e em dólar! Sem falar que nos apoios é onde você consegue as informações úteis e mais importantes, ali mudei muito meu roteiro, tive acesso à varias dicas, foi muito top!
VAMOS À MOTO: Como cheguei na quinta-feira anoite, na sexta-feira o Gustavo me levou ao aeroporto de carga, a Tabosa SA. Ali de cara tive que pagar 70 dólares para retirar a moto, ok. Depois aduana, papelada, é tudo ali perto, da para ir a pé, tive que pagar mais 3 dólares para formigação da moto. Depois de tirar a moto, dar aquela conferida, tudo ok, antes de sair, passar de novo na Aduana para terminar o processo e pegar o Passe Libre de Transito e outro carimbo no passaporte. Pronto, ufa, vamos lá, finalmente começar a rodar, mas antes, preciso fazer o seguro, são 30 km do aeroporto até o apoio, o Ino iria me levar em um lugar para fazer o seguro, então é arriscar. Perto do aeroporto não achei onde faz. Com toda papelada, ele me levou e fizemos o seguro, 25 dólares. Ok. Agora sim, tudo ok.
No sábado, eu e Gustavo, fomos passear pela cidade, não poderia deixar de ir. É tudo muito longe e transito bem complicado, tive 3 esbarradas aqui rs. Fomos à uma ponta muito famosa, muda tudo, parece EUA, depois fomos à cidade velha, quanta riqueza histórica, altas fotos e vídeos. Depois o contraste com o moderno.
E finalmente, partimos para conhecer o famoso Canal do Panamá. E como de praxe, fomos direto à Miraflores, onde há um museu, toda estrutura turística e muito bem organizado de onde se pode ver as eclusas de cima funcionando e tal, paga 10 dólares, o Gustavo não quis pagar e eu fui na onda dele, pois logo a frente tem outro lugar que dá para ver quase a mesma coisa, de graça e ainda um belo passeio, Pedro Miguel, ficamos maravilhados com o funcionamento. Depois seguimos para cima, passamos por uma linda ponte bicententária por cima do canal, foi emocionante, precisa conferir no vídeo do canal youtube!
Na volta, entramos sem ser convidados nas eclusas de Pedro Miguel, fomos até na beira, e rápido porque o guarda veio atrás bem ligeiro hehe, mas depois de uma boa conversa educada, saímos, deu umas tomadas inéditas!
Depois de muito rodar, compramos umas frutas e voltamos para o apoio. Foi um dia bem intenso e legal! Sábado, teve live no meu canal youtube hoje, e como é final de mês, também passei todo meu financeiro para a galera, está aí na imagem explicando tudo quanto ainda tenho, quanto já gastei e com o que gastei. Amanhã é dia de rodar, pegar a Panamericana!
- Antes de entrar no Panamá:
https://www.panamadigital.gob.pa/
- Moeda: dólar
- Não precisa PCR nem seguro viagem com Covid, mas precisa cartão de vacina com as 3 doses.
DIA 01/05/2022
Ciudad de Panamá - La Yeguada
Nada melhor que sair de uma cidade grande num domingo, foi top, passei pela Ponte de Las 3 américas, incrível canal! Respeitando os limites de velocidade, de tanto a galera falar que aqui a polícia pega no pé mesmo, então... Panamericana é legal e tal, mas não curto rodovias, assim que saí dela rumo a um lugar que queria muito visitar, tudo muda, El Valle de Antón, incrível, me deu uma vontade de ficar aqui, mas meu destino hoje seria um camping muito legal, no algo de uma montanha, estava ansioso por isso! Fiz 2 'U' invertidos hoje pelo país, indo ao centro e voltando à panamericana, e em direção à famosa Yeguada, é incrível como o interior do Panamá me fascinou, aquelas casinhas cheia de flores, tudo bem arrumado, sem muro, tudo organizado, parece país de primeiro mundo; fui subindo montanha, chegando lá às 15h, melhor hora, um caminho fascinante. Fui para acampar, mas chegando, é um parque nacional, paga 10 dólares para entrar e acampar, mas não quis pagar isso, apesar de ser um parque, a estrada toda é muito legal e na vizinhança há outros campings particulares mais barato, e ali começa a chuva, fui atrás de camping mais barato, achei por 7 dólares, vai nesse, paciência. Então fui numa mercearia de um tio bem legal, seu Luiz, comprar coisas para cozinhar no camping, ali ele me ofereceu um quarto, bem rústico, sem conforto algum, mas me fez por 5 dólares... aí eu olhei para o tempo, chuva ficou forte, não deu outra. Seria burrice acampar naquele aguaceiro e ainda pagar mais caro só para fazer fotos e vídeos, não é para mim, muita chuva, vi a galera lá sofrendo nas barracas hehe, não não. Vou ter outras oportunidades, acabei comprando as coisas mesmo assim e cozinhei ali mesmo. E a chuva aumentou. Foi uma ótima decisão. Fui dormir, no outro dia tinha outro destino, o famoso Refúgio do Mamao!
DIA 02-04/05/2022
La Yeguada - Refúgio do Mamao
O dia amanheceu lindo e com sol, soltei um drone no lugar, fiz meu café da manhã e parti rumo ao destino de hoje, pelo caminho outro fascínio, como eu fiquei maravilhado com o interior do Panamá, não dava nada por isso, muitas montanhas, muito regionalismo, mais drone! É cada cidadezinha mais fantástica que outra, foi incrível.
Para ir ao Refúgio do Mamao, teria que pegar a chave de lá com a filha dele, que estava na panamericana, então fui la, ela me passou a localização, mas foi complicado de achar, porque o ponto estava uns metros atrás e não achava, mandava msg e ela não lia, isso foi me deixando agoniado, mas logo ela atendeu e resolvemos, peguei a chave e novamente subir montanha, rumo ao Refúgio, quanto mais chegava, mais era lindo a região, ali me dei conta o que é viver com qualidade de vida, incrível região. Estradinhas curtas, cheia de curvas, asfalto novo, cachoeiras, canons, pueblos... logo chego ao Refúgio, famoso refúgio do Mamao, um lindo lugar de apoio para viajantes do mundo todo, todo arrumadinho, no alto da montanha e a beira de um canon, todo estruturado, na verdade é um container com uma área grande, tem 5 camas lá dentro com banheiro, e o mais legal, estava sozinho aqui hehe, tinha todo o refúgio só para mim. Já fui a um mercadinho local comprar coisas para 3 dias aqui, 15 dólares tudo, mas bem farto! E cai chuva, estava aqui num lugar mágico, como adorei estar aqui. No outro dia parti para conhecer outro lugar que havia marcado no Maps: BOQUETE! Pode ser um palavrão em portugûes, mas aqui é uma linda cidade, muito bonita, turística e rica. O trajeto até aqui também é outra magia de tão lindo, mas o destino hoje seria além do trajeto, visitar o Vólcan Baru, mas moto não podia entrar, e também não estava afim, so vim pelo trajeto, estava muito nublado e teria que ter enviado um email antes, e só se sobe com guia. Voltei apreciando o trajeto, takes de drone e voltei ao refúgio, trabalhar, editar vídeos, bora lá!
No outro dia, só no notebook, já preencher o site da entrada da Nicarágua 8 dias depois, apreciar a natureza, caminhar, que mundo fantástico! Nesses 3 dias cozinhei o que estava com vontade de comer, arroz, feijão, sardinha, macarrão, ovos, milho, muita cebola... É isso!
DIA 05-06/05/2022
Refúgio do Mamao - Apoio Evelyn em San Isidrio - Panamá / Costa Rica.
Apesar do dia anterior ser de muita chuva, hoje amanheceu de sol, ufa, vamos subir mais as montanhas, deixar o Refúgio foi de pura saudade, mas parti, hoje aduana, meu 15º novo país: Costa Rica. Pelo caminho muitas curvas e serras, alguns pare/siga, até que chego na fronteira, fiz as saídas, no passaporte e da moto, tudo fácil, sem filas no lado Panamá ok. Adeus Panamá, foi um prazer.
Ao lado já é o local para entrar na Costa Rica, passaporte ok, mas na hora de entrar com a moto, problema. A moça não estava aceitando o documento da moto impresso, segundo ela, queria o original, aquele nosso verdinho que no Brasil não há mais, e por mais que eu explicasse a ela que agora é só digital, ela dizia que a lei diz que precisa do original, aff. Então não me deixou entrar. Depois de pensar no que fazer, fui no carinha anterior, que carimbou meu passaporte, ele é um motociclista também, gente boa, expliquei para ele e ele foi la conversar com ela, ligaram na outra fronteira, lá da panamericana, onde passam a maioria das pessoas, inclusive os brasileiros. Daí ela voltou, não muito conformada, mas me deu 10 dias de permisso da moto, ok, não vou reclamar, da para chegar à Nicaragua. Daí ela já emitiu o boleto para pagar o Seguro da moto, ali mesmo, tive que ir numa ferragista perto, pagar. 44 dólares! Dei uma nota de 100 dólares e peguei o troco em Cólon, deu 42 mil colones. Voltei e ela emitiu o seguro, tudo pronto. Abasteci no lado Costa Rica, bem mais caro, 1,3 dólares o lt.
Listo, vamos ao apoio de hoje, mais caminhos de muita serra e já mudou muito o regionalismo, as casas, pessoas, é mais interior normal mesmo.
Chego à Evelyn, uma senhora muito simpática e seu marido canadense, aquele tipo de casal que gosta de receber viajantes em sua casa, que aliás, que casa, parece um palácio de tanta hermosura, toda decoração estilo Selva, vários ambientes bem legais e tudo muito ajeitado, um quarto só para mim, legal, tenho evitado muitos hotéis com esses apoios, isso é muito bom, e aqui já comecei a organizar as proxímas paradas, ajustes nos roteiros e novos apoios, que só terei mais 1, depois é pagar hostel e acampar! Anoite ela fez uma bela lasanha, chamou alguns amigos e um motero muito gente boa também.
Há, não contei, durante esse dia, logo cedo, recebi uma daquelas sujeiras no olho, uma pedrinha, aquelas que agente lava e logo sai, mas essa incomodou muito, começou a dar medo, anoite depois da lasanha, o amigo da Vstron 650 Retana, presidente de um MC aqui, teve que me levar numa farmácia e compramos algo para o olho, deu trabalho hem!
No outro dia cedo, o olho ainda estava ruim, mais colírio e foi melhorando, mas não totalmente.
Bom, enquanto aqui, já liguei no note, fiz backups, atualizei esse blog, ajustes de roteiros para por no meu garmim, vídeos e algumas coisinhas.
- Moeda: Colones, no meu câmbio em dólar, o fator de conversão foi: 0,00134
- Não precisa de declaração em site, só papelada em comum mesmo.
DIA 07/05/2022
Apoio Evelyn em San Isidrio - Apoio no ônibus mágico do Samuel
O dia amanheceu sem chuva, resolvi ir pelo pacífico, para conhecer umas praias famosas aqui, região de montanha e muita serra até o mar, conheci várias praias lindas, Playa Dominical, Jacó que essa sim ficaria uns dois dias. Nesse tempo, já falando com meu apoio de hoje, me passou a localização e mandei o gps ir, pelo caminho a famosa Ponte de Crocodilos, que vou te falar, não dava nada, achava que iria ver uns jacarés e pronto, mas vi seres estranhos, um aligator do tamanho de uma camionete!
Subi Serra, um pedágio de 700 colones, foi subindo e não parou mais, aqui eu teria que fazer um desvio para auto estrada, mas o gps me levou pro interior e umas estradinhas que foi ficando sinistro, no alto da montanha, muita neblina, que não enxergava 10 mts a frente, chuva e subidas tão inclinadas que a moto de primeira, cabo enrolado, não estava dando conta, achei que ia quebrar a embreagem ou relação de tão forçado que estava! Se apagasse ou parasse nessas subidas, era chão!
Até que cheguei ao destino, um ônibus mágico hehehe só pra mim hoje, no alto da montanha. O Samuel está reformando ele, está parado, não funciona por agora, mas serviu para um bom descanso ao som dos Coiotes anoite hehe.
Deu para ter uma noção de como é ter um motor home e seus detalhes, quem sabe um dia!
DIA 08/05/2022
Apoio no ônibus mágico do Samuel - Vólcan Arenal, La Fortuna
Foi bem legal dormir no ônibus mágico, mais legal ainda foi a estradinha que peguei daqui até La Fortuna, eram só 90 km, mas tirei o dia todo para fazer, sem pressa, por cima das montanhas, um espetáculo de paisagens de tirar o fôlego, muitas serras e curvas e logo por dentro da selva, rios e cachoeiras incríveis, esse trajeto não esquecerei. Cheguei ao Hostel Dantas, 10 dólares no quarto compartilhado, muito legal a vibe de hostel, gostaria muito de poder ficar todo dia num hostel. Quanto ao vulcão, não rendeu muito, por conta da chuva e muitas nuvens, só em um pouco momento consegui fotografar, mas deu para curtir a cidade, comer algo e voltar ao hostel, editar uns vídeos, uploads, etc.
DIA 09-11/05/2022
Vólcan Arenal, La Fortuna - Playa Tamarindo
Hoje é o dia de fazer o PCR para entrar na Nicarágua, fazia parte do meu planejamento, hoje segunda feira, para na quinta-feira ir para aduana, então nesse intervalo ficaria num paraíso chamado Playa Tamarindo. Fiz o PCR no meio do caminho, em Libéria, foram 46 dólares, ficou pronto 24h depois e já enviei para o email da Nicarágua quando fiz 8 dias antes de entrar. Nicarágua é aqui na América Central um país complicado. Feito, parti para a praia, um lugar muito famoso e conhecido entre os Costariquenhos por ser muito turístico e muito caro, por isso já fui com planos de acampar. Chegando lá me maravilhei com o lugar, fantástico, já fui logo à um camping que havia marcado no maps, paguei 23 dólares para 3 dias, mas tem tudo, água, wi-fi, energia, segurança, banheiro, cozinha, tudo que eu precisava hehe, sem falar que fica a uns poucos metros da praia, bem colado! O único inconveniente aqui é o calor, é um calor tão intenso e úmido que anoite não consegui dormir fácil, mesmo sem a lona externa da barraca, escorria suor o tempo todo! No primeiro dia fui comer fora, mas não dava para pagar comida todos os dias, então comprei coisas para cozinhar, gosto de cozinhar! Banho de mar aqui é sensacional, estranhei a água ser morna, tudo que conheço no pacífico era água gelada hehe, mas aqui bem legal, nos 3 dias aqui dei uma boa relaxada, mas os dias de terror que estavam por vir não esperava.
DIA 12-15/05/2022
Playa Tamarindo - Fronteira Costa Rica/Nicarágua - De volta ao ônibus mágico
Hoje é dia de mais uma fronteira, minhas últimas não tem sido das melhores, mas essa mudaria toda minha vida.
Cheguei às 10h, fiz a saída no lado Costa Rica, no passaporte e no permisso da moto, tudo ok, na hora de entrar na Nicarágua já sente a diferença, muita papelada, burocracias, furmigação, lugares diferentes para ir, dificuldades de falar com as pessoas para pedir informações de onde ir, taxas e taxas, nesse intervalo, tive que esconder o Drone dentro da camiseta atrás e usar a jaqueta por cima, num calor de 32 graus o tempo todo, fiz a entrada no passaporte, depois na hora de fazer a aduana da moto, foram na moto fazer a revista na bagagem, tirar tudo e revisar, debaixo do sol quente ali mesmo no estacionamento com uma polícia, me perguntou se tinha drone, respondi que não, senão eles tomam ali mesmo na hora, é lei. Na hora de voltar e fazer a papelada, a moça me pediu o documento da moto, entreguei o impresso digital, ela me pediu o original, nessa hora eu já vi encrenca. Não aceitaram, depois de muita conversa, ela não autorizou, me disse para falar com o chefe da polícia, aí complicou mais ainda...
É melhor eu copiar e colar o que já há em minhas redes sociais abaixo (o trecho abaixo foi escrito 4 dias depois:
------------------------------------------------------------------
Não digo que o sonho acabou, mas pausou por tempo indeterminado.
Dizem que homem não chora, mas não há como depois de tanto que passei nesses 4 dias de muita tensão, 3 noites sem sono, tentando de tudo, esgotado fisicamente, psicologicamente, mentalmente, não tem como segurar. Ver um sonho parando assim.
No instagram e facebook tenho vídeos bem detalhado sobre esses momentos de tensão.
Por agora preciso partir para o Plano "Z", a volta para casa, isso mesmo.
Agradeço a todos pelos apoios e as inúmeras sugestões que claro, tentei todas e algo mais.
Desistir jamais, mas desistir depois de tentar tudo, há que ser aceito, não há mais alternativas (existe, mas inviáveis), nesse caso preciso ir para o outro lado da história, de que tudo na vida tem um motivo para acontecer, que seja feita a vontade de Deus, creio ser a vontade dele por um motivo maior e melhor para mim. Não posso reclamar, estou com saúde e dinheiro para voltar para casa, não estou na foça nem vou reclamar!
Jamais irei falar mau da Nicarágua, um lindo país que gostaria muito de conhecer, mas lei é lei, há que se cumprir.
Varias foram as sugestões e tentativas aqui, até agradeço a todos pelo bom senso em querer me ajudar de alguma forma, de enviar por container até Honduras (2000 dólares, inviável e não levam só 1 moto), barco, avião, desmontar a moto e por numa carreta (nem sonhando vou entrar ilegal com contrabando na Nicarágua e Honduras), comprar outra moto aqui, enviar um recibo da moto do Brasil para cá poderia ser uma tentativa, mas não quero viver de dúvidas (e só tenho permisso de 10 dias na Costa Rica), eles não são bobos, sabem o que é um recibo, falsificar documento (não mesmo), até um agente dentro da Nicarágua que é motociclista tentou me ajudar, mas já estava fora do escopo dele, pois o superior dele já havia me negativado no sistema, etc etc... Nesses momentos é preciso usar a razão e paciência, procurar meios legais e ir afinando. Foi o que fiz.
* Mais abaixo, no dia de Panamá / Bogotá, falo mais opções sobre envio de motos via Air Cargo Pack, para Miami, México, Guatemala, caminhão, etc...
Então corri atrás das embaixadas, da Nicarágua e da Costa Rica. Que aliás, a embaixada da Costa Rica aqui em São José foram todos muito educados, amigos e tentaram me ajudar muito, na Nicarágua não consegui contato, mas amigos intercederam por mim e conseguiram, então enviaram a resposta dizendo que realmente na Nicarágua é preciso sim ter o documento físico original da moto para entrar, é lei e não há o que discutir. Agora, os tantos brasileiros que já conseguiram passar? Isso é sem explicação, é tipo, você ser o eleito da vez, de o agente aduaneiro não ir com você e resolver aplicar a lei em você, acontece. Também não quiseram aceitar aqui na Costa Rica, nas 2 vezes que entrei; mas depois de muito explicar sobre no Brasil só ter o documento digital e mostrar o impresso, eles me deram 10 dias para atravessar o país (tentei isso também na Nicarágua, um passe de 1 dia só para atravessar, nesse momento o chefe da aduana se irritou muito, não há muita conversa, mesmo agente tendo muita paciência, calma, falar baixo, tentar explicar, nada é aceito, sem conversa). (tenho a resposta em imagem aí).
Na Embaixada da Costa Rica me deram uma atenção maior, depois de várias conversas nesses 4 dias, a única coisa que puderam fazer é um documento timbrado alegando a originalidade do fato que "No Brasil não existe documento físico, só digital", com assinatura da vice consul e tudo. Mesmo porque eles são limitados, não há muito o que fazer, você não pode ir contra a soberania de outro país, não pode chegar lá e dizer para mudar a lei só para mim passar, não! E essa declaração firmada só vale dentro da Costa Rica.
Lembram dos casos na Bolívia? (não falo mau da Bolívia também não, quem me conhece sabe que fui e vou voltar lá várias vezes, amo Bolívia), só que tem suas leis diferenciadas, são tantos os casos de gente que tenta entrar com jeitinho brasileiro na Bolívia com a moto em nome de terceiro (mesmo com autorização de apostila de haia), tem a moto apreendida para leilão, nem o Itamaraty, embaixada, consulado resolve, é assim e pronto.
Ok, eu deveria ter estudado as leis da Nicarágua antes de entrar. Claro, o básico agente sabe, mas quem iria imaginar que isso iria acontecer comigo, visto que tenho acompanhado vários amigos subindo o tempo todo para o Alaska, desde quando o governo nos tirou o 'verdinho', passando por toda América Central e nunca tiveram problemas? São muitos!
MAS ESPEREM: Depois que esse meu caso viralizou pelas redes, tem aparecido sim casos de gente que teve o mesmo problema, mas não divulgam, não tem redes sociais, etc. Desde Argentina até aqui (é só cair na mão de um agente com um dia ruim). O problema é que o nosso governo criou algo achando que nós brasileiros só iriamos rodar dentro do Brasil, muito falho isso, (mesmo comunicando ao mundo a nossa novidade, mas só comunicar não ajuda, se a lei do país vigente exige documento físico original, acabou) e também não deu uma opção de emitir um documento físico original, mesmo cobrando por ele; outra falha muito grande nesse esquema digital, é que o QR CODE ali só funciona para polícia brasileira, quando o agente aduaneiro vai escanear usando o meio normal e comum que é pela câmera (como todo qr code é), redireciona para o google dizendo que 'esse documento é uma fotocópia...' (aí o cara olha para você e dá aquela risadinha, aff), como podem ter feito isso conosco?! Tá, tem um aplicativo que pode instalar e tal, mas fala isso para o agente como eu falei... ele não vai instalar nada, é obvio que não. E não adianta ter que mostrar textinho bonitinho da lei do Brasil dizendo isso ou aquilo, estando aqui é outra coisa.
Não estou "DESISTINDO FÁCIL", não é assim não, vem para cá viver e passar o que estou passando. É complicado, uma coisa é estar no conforto do lar criticando os que estão vivendo na pele, outra é estar aqui.
Outra que o tal chefe da aduana, o agente muito sem boa vontade, já pediu para avisar que quem voltar para Nicarágua com esse "documento falso", terá o veículo apreendido. Esse cara, um sujeito que tenho certeza teve alguma richa pessoal com algum brasileiro no passado, um ódio estampado no rosto, grosso, sem muita educação, cada palavra que dizia era num tom de "saia daqui, o Brasil é para o outro lado, SAIA!".
Minha sugestão é, esperem o Brasil voltar com o nosso verdinho para vir para cá, ou busque alternativas, como enviar da Colômbia/Miami, containers internos aqui, mas tem que preparar o bolso para tramites de 2 mil dólares cada, mas é uma alternativa, para mim não dá. Tentar outra fronteira que não Penas Blancas.
Não sinto mais seguro em viajar sem documento assim.
Então aqui cessa todas minhas tentativas, é voltar para casa e um dia quem sabe agente tenta de novo. Eu poderia ir até Ushuaia novamente, produzindo conteúdos e tal... mas depois de um tapa na cara desses, você não tem muito ânimo para muita coisa, é como você prometer para uma criança que sonha em ter uma bicicleta no natal e no natal dizer a ela que só quando ela tiver 18 anos. Frustração. Ela não vai morrer por isso, mas...
Como eu disse, vou aceitar, tenho saúde, a moto está sem problemas, o dinheiro dá para voltar para casa e ainda sim vai rolar muitos conteúdos até lá. Não posso reclamar.
Tem coisas que temos que aceitar, foge do nosso alcance, controle.
Por algum motivo, Deus quis assim, que seja feita a vontade de Deus, sempre.
Obrigado a todos.
------------------------------------------------------------------
Ainda aqui no ônibus mágico, no domingo, o Samuel, dono do ônibus, muito gente boa, um hermano e tanto, fomos ao Vulcão Poás, não dava muito por esse lugar, mas foi show, assim como a estrada para chegar até lá, muitas motos pelo caminho. Paga uns 20 dólares para entrar, mas valeu demais, é o vulcão com a maior abertura da cratera da América Central, apesar das nuvens, sempre há aberturas do tempo e dá para ver toda magia da boca de um vulcão ATIVO! Em 2017 ele explodiu, danificando muitas coisas ao redor, por estar ativo há muitas precauções. Depois de se maravilhar por estar na boca de um vulcão ativo, voltamos por outro caminho, show demais Costa Rica! Meu último dia no ônibus mágico, natureza, montanha e sonho... foi show aqui, anoite fui fazer caipirinha na casa do sogro do Samuel hehe, eles gostaram, conversamos muito sobre várias coisas, interação cultural, foi legal. Mas no fundo no fundo, apesar de estar no paraíso, a mente estava em outro lugar muito ruim: o lugar da frustração e decepção, até agora não me recuperei, ainda mais quando lembro que estava a um pequeno passo do México, USA... não dá para acreditar. Me esforço para sorrir.
Parabens Aventureiro,estamos acompanhando
ResponderExcluirvaleu!!
ExcluirShow de mais, estes amigos e apoiadores de Manaus precisam ir para o Céu ( estão sempre no apoio para quem os visita). Boa viagem e vamos na sua garupa sem colocar um peso extra mas sim desejando uma linda viagem.
ResponderExcluirvaleu!!
ExcluirParabéns Amigo! Fantástico conhecer novas culturas e pessoas seus costumes lugares 👏👏
ResponderExcluirSe Deus permitir quero fazer essa viagem ( abril 2023)
Abraços e bons ventos , que Deus acompanhe seus caminhos 🙏🙏
Belo relatos e fotos, e vamos viajando em sua garupa. Sucesso sempre.
ResponderExcluirvaleu amigo, obrigado
ExcluirViajei aqui lendo os relatos.
ResponderExcluirDeu vontade de colocar meu pretinho na estrada!!!
Presi, bom dia.
ResponderExcluirSou Jorge.
Java do Skolados do Asfalto ou Java na Estrada.
Vi um vídeo que você diz que está com problemas para entrar na Nicarágua.
Moro em Brasília e se precisar posso procurar as embaixadas aqui para te ajudar.
Meu whatsapp é +5561993737456
estamos junto meu irmão, as vezes a vida nos manda para um caminho diferente, mais chegamos sempre no destino....
ResponderExcluirisso aí!
ExcluirForça presi tudo na hora certa, bom retorno e bora se programar para novas aventuras Bom descanso mental. Estamos te acompanhando vou te mandar um pix$50,00. E pouco nas gosto do seus vídeos. Estou me preparando para adquirir a minha motocicleta também
ResponderExcluirvaleu amigo, obrigado!
ExcluirCaro Presi acompanho vc pelo YouTube e fiquei triste por vc não conseguir concluir sua viagem até o Alasca. Mas espero que este percalço no seu caminho não o faça desistir de seus sonhos. Recomece sua viagem quando vc se recuperar do stress e da decepção na fronteira da Nicarágua. Se tem uma pedra no caminho, a contorne, mas siga adiante. Em outro momento, quando possível, mas vá. A sua conquista e a realização de seu sonho de ir até o Alasca inspira muita gente. Seus relatos de viagem são extremamente detalhados e imperdíveis. Você é o cara que pensa fora da caixa. Pela sua autenticidade em retroceder e se reorganizar vc merece parabéns. Desistir jamais. Força irmão.
ResponderExcluirobrigado, vou sim, agente chega la rs, abraços
Excluir