Como conseguir patrocínio e dinheiro para viagens



Começo falando que não tenho e nunca tive patrocínios. Explico!
O que acontece é que algumas pessoas acham impossível fazer o que faço só com planejamentos.
Mas vou te provar.

Quando comecei a gostar de curtir minha solitude na estrada, com uma moto, lá nos anos 90, visto que nunca fui de ter "amigos" para companhia, (leia: Porque viajo sozinho?), senti a necessidade de viajar cada vez mais, preferi isso ao recluso em casa lamentando.

Mas o fato é que desde os meus primórdios no Motociclismo, nunca fui alguém estruturado financeiramente, sempre tive que correr atrás.
O financeiro sempre foi um problema, mas aliado à isso, também percebi que o dinheiro nunca vinha antes, mas a vontade. Então o que fiz e faço foi planejar onde queria ir, sempre observando os meus limites, tanto financeiro quanto psicológico, e enquanto o plano em mente ia desenvolvendo, eu obrigatoriamente já fazia o plano financeiro junto, todo mês eu reservo de 10 à 30% do meu salário para o projeto em questão e/ou pequenas viagens por perto.

As 2 maiores desculpas das pessoas:
* Não tenho tempo.
* Não tenho dinheiro.

.
Olha, isso nunca me convenceu, principalmente para quem é funcionário.
Sou empresário (ohhh ele é rico), tá, sou comerciante, como preferir, muitos já usam esse artifício também como desculpas para me julgar como rico e já irem impondo suas ideias de que são vítimas de suas prisões aos sistemas e não tem dinheiro, mas não sou, e digo (não espero que acreditem), meus funcionários ganham mais que eu. Tenho uma empresa familiar, pequena, com grandes desafios (problemas), e nunca me cai na mente a ideia de ser escravo do trabalho, não sou ambicioso, dou sempre preferência à qualidade de vida ao invés do dinheiro (e dinheiro de desonestidade comercial), talvez seja por isso que nossa empresa nunca alavancou nas alturas (tá, tem a questão de relacionamento familiar que complica muito quando mistura isso com trabalho juntos, não é fácil), por conta de essas e outras limitações, essa nossa empresa nunca pode oferecer uma remuneração justa para nós proprietários, porém para os funcionários não temos opções, que além do salário, recebem férias, 13º e ainda férias essas que são remuneradas em mais 1/3º para uma viagem, mas, sendo funcionários ou não, escolhem fazer dívidas, vender suas férias, trocar de celular, trocar o carro velho por outro carro velho, uma TV de LED por uma de 4k, a famosa cervejada de final de semana, que em alguns casos começa na quarta-feira, etc, por isso não me convence, é questão de escolha, tempo e dinheiro têm! Quem não consegue viajar em 30 dias, arruma mais, tudo é conversado e adaptado, questão de planejamento. Mas espera aos Haters: não estou dizendo como você deva gastar seu dinheiro com sua vida, estou dizendo que julgar quem consegue viajar ganhando pouco é errado,
é questão de planejamento, #AEscolhaÉSua, o dinheiro é seu e só você sabe o que é melhor para sí.
As pessoas não organiza o dinheiro para suas contas, mas as contas para seu dinheiro, está errado!

Não tenho porque esconder que ganho menos de 2 salários mínimos, o que acontece, e difere de muitos que julgam, é que nossas despesas são diferentes. DESPESAS!
Eu optei por não ter um carnê de um carro para pagar, não sou de trocar de celular todo ano, de ter pares de calçados caros, TV de última geração, não bebo cerveja nem uso drogas (cigarros), (já fizeram a conta de quanto uma pessoa que fuma e bebe joga esse dinheiro fora por ano? Não? Chuta! Já fizeram a conta de quando gasta por uma vida inteira essas pessoas que acreditam em megasena e outros jogos de azar? É uma escolha!


Não tenho filhos, esposa, troquei tudo isso por liberdade e qualidade de vida. Já fui casado, hoje sou feliz! Também não estou condenando quem tem, espera! Dá para conciliar as coisas, apesar de ser bem mais difícil quando se tem uma família, as prioridades e deveres são outras, mas isso não te impede de ir fazendo seus planejamentos para viagens, pois tudo na vida são fases, hoje você está preso à família e/ou um compromisso, amanhã seus filhos já estarão estudados, trabalhando, casados... e você? onde está seu planejamento?




Um dia li uma frase de um palestrante que nunca me saiu da cabeça, mas é a mais pura verdade: "Quem tem filho é rico!"
Pensa na verdade! Tenho funcionários que pagam uma grana feia para festinha de aniversário do filho de 1 ano (como se ele iria lembrar, ou estaria entendendo, na verdade a festa é para os outros rsss), paga 500 pau numa escolinha particular, fora médico, psicólogo, brinquedos, mesada, etc... Quem tem filho é rico sim, não me julguem então!
Não estou dizendo que é errado ter filhos, vamos nos livrar deles rssss, nãoooo. Se eu tivesse um filho talvez eu também investiria nele, seria questão de prioridades. Mas escolhi não ter mais essa grande dívida. #AEscolhaÉSua. Não é errado! (leia um livro: Pai rico e pai pobre).




As pessoas escolhem ter coisas por Status ao invés de saber planejar.
"Status é comprar coisas que você não quer, com o dinheiro que você não tem, afim de mostrar para gente que você não gosta, uma pessoa que você não é." Estou errado? Porque estou preferindo ter motos pequenas e viajar mais? Meu financeiro não permite ter uma moto que faz 16km/lt, pneus e manutenção em dobro do preço de uma tenere 250, dentre outros. Eu poderia ter facilmente uma 600, 1200 com quase o mesmo valor da Tenere, comprar moto é fácil, difícil é o pós!

Todos tem receio quando a palavra é investir. Mas investir como se não me sobra nem 30 reais por mês?
(tá, mas para o cigarro, cerveja, igreja, celular novo tem!)? Se garimpar acha!
Espera! Toquei na palavra igreja, já devo ter ganhado novos Haters!
Não estou dizendo para cortar o dízimo. Eu mesmo faço vários, só não para igrejas. Tenho minhas reservas variadas para doações mensais diferentes que não igrejas. Ajudar a humanidade é questão de princípios e dever de todos nós. Mas não é a questão do assunto aqui...

Tá, mas, mão na massa! Como faço?
Como já disse acima, reservo parte do meu salário para investir em algum objetivo. Não sou perfeito porque faço isso, se fosse menos imperfeito, já estaria aposentado, me julgo totalmente imperfeito e outras palavras que não devo descrever aqui, mas tá...
Por exemplo, já cheguei de viagem, termino de pagar algumas coisas e já começo a fazer um novo investimento, todo mês, fora uns 100-200 reais de doações, mais algumas outras despesas fixas como plano de saúde, inss que sou obrigado a pagar, água e luz, todos tem essas despesas, já reservo outros 10-30% do meu salário para uma viagem futura. Vai todo meu salário aí.
O valor mensal é com você, eu já consegui juntar 5 mil reais com 100 reais mensal num Ourocap do BB (fuja de Ourocap, hoje vejo que não é vantagem alguma). Inclusive, com esse dinheiro foi que fiz a primeira parte da minha Expedição América do Sul. Assim que cheguei, já comecei outro para a segunda parte da expedição!

Já fiz vários planos para juntar grana assim, atualmente achei algo mais eficaz e rentável. Vou te ensinar um exemplo, como estou fazendo atualmente, te mostro o caminho, mas querer e correr atrás é com você!







Vá no YouTube e pesquise primeiro sobre o Banco Inter, vai precisar primeiro dele, existem vários outros no padrão "Banco Digital", mas depois que vi muitos vídeos e blogs, esse está mais vantajoso. O principal ponto negativo de bancos são as taxas. Fujam delas, fujam de bancos! 
Mas então porque sugere o Banco Inter? 
Porque ele não tem taxa alguma! E isso muda tudo. (E não, não estou ganhando nada para fazer essa propaganda rss). E vamos precisar dele para fazer TED´s para uma corretora de valores, sem pagar nada pela TED! Abra a conta nesse banco e espere ser aprovado.Tem aplicativo para celular e via website pc.



Depois pesquise no YouTube sobre a Corretora Rico. Essa sim é a base para os investimentos. Não abra conta aqui sem antes ter o banco Inter, porque ela vai pedir o banco. Feito no Inter, baixe o App, abra a conta. É aqui que ficará seu dinheiro investido, você pode escolher vários planos de investimentos, aí é com você, estudar e pesquisar.


Depois pesquise sobre planos de investimentos Tesouro Direto, Fundos DI, CDB, etc. Entenda sobre taxas de administração, rendimentos e o melhor plano que estão falando atualmente.
Eu fiz um em particular (não digo para fazerem também, mas se quiserem estudar..., isso muda com o tempo), chamado "AZ Quest Luce", é nele que guardo meu Fundo de Emergência (que também uso para as viagens, é só não sacar tudo). Existem vários outros planos de investimentos, é como um menu de um restaurante. Esse em questão eu escolhi para fazer o meu em 2019, mas se você já entende sobre taxas, juros etc, é livre para fazer seu investimento onde quiser, não vou entrar em detalhe porque não é o foco aqui! Só não fale em Poupança e Cofrinho!

Parece chato esse assunto, mas de tudo se não tiver paciência, coloque seu dinheiro na poupança mesmo, eu não faria isso jamais. Mas é melhor que deixar num cofrinho dentro de casa como muitos fazem. Esse AZ Quest é tipo poupança, só que rende mais e pode sacar de volta em 1 dia, o rendimento é diário! Há quem prefira bolsa de valores, mas lembre-se: quanto mais risco, mais ganho. Eu prefiro um que me dê total segurança, mesmo com baixo ganho, o rendimento é maior que 100% do CDI, só isso já vale a pena que poupança. O dia que tiver grana para fazer um investimento de verdade, parto para Fundo Imobiliários (ou com muito estudo, riscos e cuidados, bolsa de valores).

* EDITADO: Esse AZ Quest em 2020 foi negativo, ou seja, estava dando prejuízo! Por isso a importância de sempre estar analizando os melhores investimentos atuais! Não estou usando o AZ Quest mais, na verdade nenhum outro por enquanto, mesmo porque já estou próximo de sair em viagem.



Como eu disse, cada um tem sua prioridade, seus objetivos e metas. Por isso não julgo e condeno ninguém, pois #AEscolhaÉSua. Eu tô só mostrando os poréns.
Mas também acho complicado as pessoas me julgarem porque "vivo passeando de moto", como se fosse um patrocinado, milionário, vagabundo, ou esteja ganhando dinheiro ilícito, só porque não tem capacidade de serem controlados ou manter um equilíbrio financeiro, eu não conto nas redes sobre minha vida pessoal que vivo por trás das minhas fotos de viagens e vida boa que acham que eu tenho, não é assim que devemos julgar as pessoas, como todos, também tenho minha vida estressante, vivo no caos também, tenho meus problemas, decepções, perdas, etc... Nunca me viram postando assim aqui né. Não é por aí.
Quando te julgarem, empreste a eles seus sapatos para percorrer o mesmo caminho, simples assim!

Conheço casos de gente que conseguiu juntar 1 milhão de dólares aos 30 anos, no caso desse casal aqui, e vive aposentado de renda viajando, todo mês na faixa de uns 30 mil reais de rendimentos estão garantidos na conta de forma segura, segura sim... E aí? É questão de prioridades, onde investir seus 100-500 reais mensais numa aplicação para uma aposentadoria! E isso, falo de um ganho baixo, há quem pegue esses 1 milhão e faz render muito mais, porém com risco maior. Digo para quem não quer mais canseira com nada! Mas falar é fácil né, vai calçar o mesmo sapatos dessas pessoas vai!

O problema é que as pessoas são imediatistas, querem investir 50 reais mensais para final do ano ter 1 milhão na conta, não é assim. Sacrifícios são proporcionalmente gritantes!
Hoje em 2019, eu já estou investindo 100 reais mensais, para depois de 5 anos, ao invés de ter 6 mil reais num porquinho dentro de casa, eu terei quase 8, 9 mil reais num investimento. Já é a grana para uma viagem longa! Daí faço a viagem, com esses 100 reais mensais, e o povo não acredita!
Agora imagina se ao invés de 100, você colocar 500? 1000? (5 mil para muitos que tem uma vida mais estruturada)? Dá mais ainda, pois são juros compostos!
A moda agora é criticar os Coach de investimentos né, pessoas que provam e te ensinam como fazer investimentos e o povo não aceita e critica, porque criticar é mais fácil que aceitar a verdade de não conseguir ser um equilibrado financeiramente. Eu, me julgo meio que fracasso por não ter conseguido, de já chegar aos 40 e não ter feito um plano de aposentadoria quando tinha uns 20 anos, reconheço que sou falso moralista tentando passar isso para vocês agora, quando eu não consegui, mas não estou aqui criticando quem consegue e/ou quem ensina como fazer, estou aqui passando a verdade, como querer e fazer é com vocês. Que, não cometam o mesmo erro que eu, para vocês que ainda estão na faixa dos 18-25. Não deixem para depois não!
Juntar 1 ou 2 milhões de reais numa vida, não é impossível, se começar lá aos 18, quando tiver uns 50-60 você terá conseguido, daí aposenta com rendimento de uns 8 à 15 mil reais na conta por mês, só viajando sem preocupação. Claro, ninguém consegue não fazer nada, vira tédio e cai na rotina, mas arrumar um problema (trabalho) para fazer é a coisa mais fácil rsss.
Como eu me arrependo hoje de não ter feito um plano de aposentadoria, eu poderia muito ter feito um plano de uns 50 reais a mais nos meus 20 anos, não me mataria!
Esses 50 reais por 40 anos investidos, na calculadora daria 24 mil reais, mas investidos dariam: 140 mil reais! Viram a diferença? Agora, chego lá aos 40 anos depois, sem os 140 mil e os 50 reais investidos não me fizeram diferença!
Os planos que fiz foram gastos em minhas viagens, mas espera! Me arrependo de não ter feito um plano de aposentadoria a mais, não de ter trocado isso pelas minhas viagens, disso eu não abro mão, viajar é minha maior riqueza, não me arrependo nem um pouco de ter usado o dinheiro da aplicação em minhas viagens, foi o maior investimento que já fiz na vida, porque é só o que levamos para o céu, é o que aprendemos de valor espiritual aqui, conhecimento e espírito, não dinheiro, poder, luxo, etc.

Pague-se primeiro, e o que sobrar você organiza suas contas. Se proponha a separar 30% do seu salário para sua aposentadoria e/ou viagens e/ou qualidade de vida, mensais ou anuais. Depois use o resto do dinheiro como quiser!

Quando se compra algo, não se paga com dinheiro, paga com seu tempo de vida.




Tá, mas e quanto a conseguir patrocínios?

Bom, eu confesso que já tentei algumas vezes no começo. Mas ganhava uns "não" que desanimava. Daí nunca mais pedi.
Trabalho, junto minha grana e vou! 
LIBERDADE! Isso não tem preço.
"Tire tudo de um homem, menos seus sonhos e sua liberdade" 

As vezes ser patrocinado requer abrir mão de liberdade. Você precisa prestar contas e as vezes num extremo, passear seguindo as regras do patrocinador, é bem complicado. 
Já vi casos que um patrocinador cessou o contrato com um cara, quando ele estava no meio da viagem, ele teve que arrumar dinheiro no Brasil, transferir para o país onde estava e voltar para casa.

Porque uma empresa quer resultados, ela vive disso. Quer patrocinar alguém que vai levar sua marca à muita gente, então não adianta nada você fazer seu projeto de patrocínio e não ter nada para oferecer.

Mesmo assim, se quiser buscar um patrocínio, você deve fazer um projeto bem feito, com uma boa redação, dizendo o que irá fazer, como, de que, quanto tempo, etc. Procurar mostrar para a marca X onde ela estará nisso tudo, o alcance nas mídias, sobre seus milhares de seguidores e em quais redes, etc. Mostrar para essa marca X que investir em você é vantajoso porque... (???)... Entendeu!
É um esquema de vendedor x fornecedor.
Confesso que nunca fiz um desses, não digo que é errado, mas prefiro juntar minha grana e ser dono do meu nariz, porque a palavra "LIBERDADE" é tudo em primeiro plano para mim. Para outros não, afinal, como ter liberdade sem grana não é mesmo?!!! Dá para conciliar.
#AEscolhaÉSua.

Para dizer a verdade, nem sei como eu reagiria se uma empresa chegasse a mim e me propusesse um patrocínio para viver viajando... kkkk Dizer não seria burrice né! Mas tudo é conversado!
Tá, mas e o meu caso Triumph? Quando fui chamado para ser Embaixador Triumph, não era um esquema de patrocínio total, de me manter por conta deles, eu tinha que me virar com todas as despesas, eles me deram a moto que eu quisesse, mas era só até aí (só hem, isso era top demais kkkk). Falo que não era patrocínio, mas era um meio termo né, porque eu dava algo em troca também para eles, foi uma experiência que durou só 6 meses e me foi de muito valiosa experiência, faria tudo de novo! Mas ao final dos 6 meses ambos já estavam em acordo para cessar esse esquema, apesar do lado positivo, tem o lado negativo também, como de eu estar me tornando um fanboy da marca e coisa que não sou é fanboy, de estar virando um quase funcionário ali, de me sujeitar à algumas regras, de não ter minha própria moto para fazer o que quiser, a moto estava comigo, mas eu teria que devolver e pegar outra de diferente estilo a cada 6 meses, não estava curtindo isso não... Mas não foi prisão, como já disse, foi uma experiência fantástica, faria tudo de novo e fui muito grato à Triumph por essa parceria! (explico mais aqui)
Também já dispensei patrocínios por conta do resultado, tipo, uma marca de botas queria me dar 1 par de botas para eu fazer minha expedição, o problema é que é uma marca xing-ling, eu teria que usar uma bota muito ruim o tempo todo e por fotos falando dela em troco de ter as botas de graça, só isso. Não dá!


Outro meio de se conseguir dinheiro para viagens, é viajando e pelo caminho ir trabalhando, o famoso Freelancer, WorldPackers, CouchSurfing, trabalho por hospedagem, ser um nômade digital, vender artesanatos, ser garçom, vender coisas de comer, editor, redator online, tocar algum instrumento, etc, existem muitas formas de se conseguir isso, eu mesmo já dei meus pulos e ganhei algum dinheiro trabalhando como um nômade digital enquanto num hotel, deu para pagar muitas diárias de hotéis seguintes kkkk. É difícil, mas não é impossível, é também uma forma de patrocínio, mas isso é um assunto que leva outro textão só para isso.

Então é isso, te mostrei alguns caminhos, e principalmente o caminho de não julgar ninguém, pois por trás de cada pessoa pode ter sempre os sapatos que você não teria coragem de calçar para chegar onde ele chegou!
Ser feliz é a meta, a busca por felicidade é viajar, estar lá! Dinheiro não deve vir em primeiro plano, mas a vontade. Te provei que dinheiro e tempo você consegue! #AEscolhaÉSua.
O importante é estar lá, no mundo, enriquecendo seu espírito com aprendizagem humano, cultura e regionalismo, coisas que levamos para o alto, que não dinheiro!

Bora rodar! Fiquem com Deus!




 (Essa é uma versão blog, desse vídeo de muito sucesso no meu canal: 
https://www.youtube.com/watch?v=iEGacu7O7Ws

 








COMPARTILHE!


.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário