Tenere 250 - Legalizando Acessórios

 



Bem Vindos ao Brasil. A terra do Câncer Burocrático!

Nem precisa dizer que tudo nesse país funciona via burocracias! Mas se for viajar por outros países na América do Sul, sugiro ler esse artigo também!

Apesar do motivo também foi pela Expedição por 12 países que iria passar (veja vídeo), mas o bicho pega mesmo é aqui no Brasil! Vamos lá!

A moda agora é multar, apreender motos por alteração de característica, por um simples Farol Auxiliar ou algo muito bobo e sem importância. Ok, não que estejam errados. O problema é andar de moto com a sensação de medo da polícia como se fôssemos um criminoso. O problema é ser parado nas blitz e barreiras, o policial só verificar se seu IPVA está pago ou ficar procurando algo para arrecadar, mas quase sempre não verificar se a pessoa é um bandido com uma arma, drogas escondido. Se o cara é bandido mas estiver com ipva pago, ok, pode ir embora. (Não estou generalizando).

"Todos" temos uma interpretação da lei diferente.

Os Detrans não se entendem, assim como os órgãos do Inmetro, despachantes, o cara que comenta o post nas redes, etc. É incrível!

Quando comprei a Tenere 250, já tinha a intenção de regularizar os acessórios que ia colocar, andar correto no documento para ter um respaldo quando um policial (num mal dia) me parar e não querer interpretar a "sua lei" como estamos vendo pelos fóruns, casos e fatos de motos sendo multadas e as vezes até apreendidas por um Farol Auxiliar ou algo assim.

Conheci no fórum um amigo que conseguiu regularizar os acessórios de sua moto, lá em Manaus, o Felipe Souza, gente fina, me passou todos os detalhes e fui atrás.

É uma novela burocrática que enfrentei para andar legal, mas vou relatar para vocês o processo e casos.

Primeiro, entenda que os Detrans e quaisquer órgãos burocráticos tem seu Slogan e Meta: 


  •   Slogan: "Para que simplificar, se podemos complicar!"
  •   Meta: "O que pudermos fazer para complicar sua vida, faremos!"  
 
Hehehe, é hilário mas, fato!
Vamos lá: 
Descobri que para cada Detran/Estado e Inmetro existe regras e leis diferentes, isso complica muito, porque não se entendem quanto às leis e portarias federais, aff.

Montanhas isoladas no Equador

1º PASSO:
Comecei indo sozinho ao Detran para evitar um Despachante, não consegui nem começar rsss, o Detran simplesmente não quis fazer, mesmo eu mostrando a portaria e indo em vários lugares para tentar convencê-los. Cheguei a ir em outro guichê, mas a moça só disse que não iria me liberar a ficha de alteração de característica porque não tinha escopo que permitisse regularizar Farol Auxiliar de Led em moto, as outras coisas que citei até dava...


2º PASSO:
 Fui então em um despachante, conhecido meu, Despachante Lagoinha em Goiânia, seu João, um senhor muito gente boa!
O despachante é um cara que conhece todos e tudo.
O despachante que já conhece o interno do Detran foi lá e mostrou a portaria que permite as regularizações e foi conversando e convencendo até eles liberarem de forma legal a começar o processo. (eu não conseguiria isso, até tentei).


3º PASSO:
Os Inmetros: Feito o processo acima, ele pediu pra eu ir no Inmetro primeiro e perguntar para um engenheiro, quais os acessórios são passíveis de "Alteração de Característica", o certo é você levar a moto toda original e ir perguntando, mas como eu já tinha instalado todos os acessórios (menos os faróis auxiliares), fui mesmo assim perguntar, qualquer coisa eu tirava, pois os originais estavam em casa. O próprio engenheiro do Inmetro disse que essas coisas são quase impossíveis nesse país, uma camionete que precisa alterar carroceria aqui, já não pode em outro Detran, me contou muitos casos banais assim. Mas vamos à Goiânia rs. (Mostrei a moto igual na foto abaixo):
Tá, mas no meu caso? Ok, ele analisou todos os acessórios e disse que não entram como Alteração de Característica, protetor de motor e Cárter (porque é segurança), Banco do Pedrinho (não entra porque usa as fixações originais, só altera quando você precisa por banco de carro ou trocar estrutura da moto para por outro banco, etc), Baús (não entram porque não são baús para moto-fretistas, para fins remunerado, ou grandes demais que ultrapassa largura do guidon...), etc. Tudo baseado nas Portarias e Leis. Olhou tudo, mas o Farol Auxiliar de Led teria que regularizar sim, seria alteração de característica na sinalização.
Porém esse engenheiro desse Inmetro disse que não faz essa vistoria lá, ele não aprovaria, mesmo sendo permitido pela PORTARIA N º 159, DE 26 DE JULHO DE 2017, Item 40, Sistema de Sinalização/Iluminação... (BAIXE ESSA PORTARIA AQUI).

Difícil de entender o que ele estaria querendo dizer, não queria fazer e pronto. Não sei o motivo, acho que achou complicado demais, nunca fez e ficou desconversando atoa até eu ir embora rsss.
Voltei ao despachante e relatei ainda sem entender, e me pediu pra ir em outro Inmetro, ok, mesma novela, analisou todos acessórios e só permitiu o Farol Auxiliar.
MAS OLHA A PIADA: Ele faria, mas só 1 farol do lado esquerdo...
QUE? Alguém explica isso kkkkk Onde está escrito isso na portaria? Não quis discutir, (acho que já entendi aqui), fui embora. (estão vendo o que eu disse lá no começo, sobre cada um 'criar' sua lei e interpretar como quiser? rssss).
Voltei denovo ao despachante (isso tudo eu fiz na metade de um dia, despachante, Detran e Inmetros são tudo perto), me sugeriu outro Inmetro, agora com um amigo dele lá que me deu um uma atenção maior, visto que os outros Inmetros estariam dificultando demais...(estão vendo, se não tiver um conhecido aqui no sistema, nada funciona).
Esse terceiro Inmetro fez as mesmas verificações e na hora do farol auxiliar não teve problema, ele faria sim, mas teria que seguir o procedimento do Detran.
* Tanto Inmetros e Detran aqui citados, eles não vão só aprovando ou reprovando de cara não, eles pesquisam, estudam as leis e portarias lá, olha tudo na moto, para dar o parecer depois, então porque os anteriores não aprovaram?... vai entender rsss. (interpretação das leis). Mas pelo menos todos foram unânimes com relação à todos os acessórios, pois para mim seria o mesmo preço aprovar todos ou só 1. Eu quero é andar regularizado!

4º PASSO: Blz, comecemos então. Deixei para o outro dia na parte da manhã. O despachante já tirou as fichas, fotos e fomos ao Detran fazer uma vistoria inicial que faz antes da Alteração de Característica.
O lado bom aqui é que meus acessórios estão todos instalados (menos o farol auxiliar), porque vai sair nos Laudos das Vistoria Inicial a foto da moto já equipada para não causar confusão depois que um policial dizer que instalei algumas coisas depois. Vou andar com o Laudo também!


Fiz a vistoria inicial no Detran, aprovou a moto com os acessórios instalados (menos o farol auxiliar), e constando na vistoria inicial que esses demais acessórios "não" são passíveis de Alteração de Características, ou seja, moto em situação regularizada na vistoria inicial e final.

 
 

5º PASSO:
Agora sim, saí do Detran, instalei o par do Farol Auxiliar (fiz isso ali no Despachante mesmo, é do lado, instalação simples mesmo, pois já tinha agilizado em casa os pontos e elétrica, daí foi só fixar os faróis, porque queria agilizar tudo no mesmo dia, tudo na parte da manhã) e fui ao Inmetro fazer outra vistoria já com o Farol Auxiliar instalado, que seria o único acessório que iria fazer a Alteração de Característica.
* SOBRE O FAROL: Tem que ser aquele que não tem Strobo, só 1 modo, tem no ML para vender, não tenho o link mais, procure lá! Pensa na demora, testes e testes na moto, com equipamentos e andando na moto também, o Inmetro é bem exigente nesse quesito, não é só ir liberando não, são vários testes e procedimentos mesmo putz, muita coisa.
Mas ok, Vistoria Inmetro também feita e aprovada. Tô começando a ficar feliz kkkkk.
Agora é voltar ao despachante e ele termina o processo. 
Isso já era umas 11:30h, na quinta-feira. Agora o despachante pega o Laudo do Inmetro aprovado, leva no Detran para terminar as burocracias, dar entrada no protocolo e esperar liberar para fazer a última vistoria, agora do próprio Detran, já com os faróis instalados e aprovados pelo Inmetro.

 
 


6º PASSO:
1 Semana depois (geralmente não tem essa demora ok, mas o Detran teve um sério problema no sistema, novidade né kkk, e só retornou aos trabalhos na quarta-feira), liberaram meu processo e pediram para retornar na quinta-feira cedo para fazer a vistoria final.
Ok, fui bem cedo para ser o primeiro e não pegar fila. Levei os processos e documentos que peguei no despachante e adentrei ao setor de vistoria dentro do Detran.

Cheguei lá e todos já me conheciam de quinta-feira passada, rssss, sou um cara que gosto de entrosar com todos, isso ajuda em momentos burocráticos assim hehehe. Entreguei a papelada e foram fazer as vistorias, junto com conversas sobre minhas viagens, etc.
Pessoal gente boa, os vistoriadores do Detran.
Fizeram toda verificação na moto, de vistoria normal mesmo, liga seta, buzina, luzes, acende farol, ACENDA FAROL AUXILIAR DE LED (kkkkk eu com medinho nessa hora hehehe), olha largura dos baús para ver se ultrapassa largura do guidon, etc, etc, etc.
Nada a reclamar, levaram os processos para uma sala, fez uns carimbos e lançou no sistema e pronto. Pode ir no bloco 5 retirar os documentos novos.
Mas não vou fazer isso agora não, tenho que voltar ao serviço. Passei no despachante e deixei lá para ele fazer isso.
Peguei o novo documento na sexta-feira, dia 23/03/18. Segue nas fotos abaixo.

    
 
 
 
 

 


 


Documentos Necessários:
- Recibo da Moto;
- Cópias do CPF, endereço e Nota Fiscal dos acessórios;
- Declaração em punho que o proprietário fez a instalação e mão de obra (imagem abaixo); (Lembrando que tudo tem que estar no nome da pessoa que está no documento da moto, até a nota fiscal dos acessórios)
- Portaria, (clique aqui).

* VALOR TOTAL: Entre Taxas e Vistorias, tudo me custou R$ 684,00



Mas aí você me pergunta, compensa jogar dinheiro fora nisso aí?
- Cara... é outra pergunta difícil de responder. Gosto muito de viver experiências, não fiz isso somente para me livrar de um possível policial num momento ruim da vida dele, pois estou ciente que mesmo com tanta papelada e tudo legalizado agora, um policial pode me multar por alguma coisa, se ele quiser pode, você tem o direito de recorrer depois e tal, é tentar argumentar, a diferença é que agora eu tenho como argumentar melhor do quem não tem nada e só quer ir no papo né rsss. Tudo é questão de ponto de vista. Mas isso me deixa mais sossegado para viajar, sabendo que não terei problemas facilmente com a policia, quero andar certo e correto o máximo possível, não que seja o dono da verdade. Não!

Faria de novo sim, mesmo com o valor financeiro e canseira de burocracias eu faria, pois é mais um aprendizado que tenho na vida, uma experiência a mais.
Outro motivo é que aprendi que cada um tem mesmo sua interpretação da lei, agora vivenciar ali no Fato, poucos tem, muitos só querem blasfemar e usar sua arrogância ao afirmar convictamente que "não pode", "pode", "não tá na lei", "tá na lei", é muito estranho esse jeito brasileiro de ser "dono da verdade" ao ajudar os outros, etc... É um tal de "eu viajei o Brasil inteiro com 4 faróis auxiliares e nunca me pararam..." esse tipo de comentário é o que mais tem, tipo, eu também já viajei o Brasil todo e não me pediram CNH, isso não quer dizer que não é necessário mais rssss, nada a ver. Vc pode sim ter na sua moto e não regularizar, assim como quaisquer acessórios e andar por aí sem nunca te pararem, mas é uma opção sua, isso não isenta os fatos! Eu mesmo, sempre tive acessórios e só agora regularizei, foi minha opção!

Nos fóruns que participo, vejo tantos comentários absurdos de gente que se julga o Juíz das Leis, são convictos de sua verdade, muitos casos de extrema arrogância. Isso é inaceitável, pois vão só para criar discórdias e desarmonias em discussões que não leva a nada sobre o que pode ou não pode nas leis. Não pode ser assim, se você não tem certeza, não fale bobagem, não crie discussões de briga não, vamos ser amigáveis, ter mais união, ter mais irmandade. Já vi muitas brigas fúteis assim que começa com uma simples pergunta e termina em grandes ameaças só porque as pessoas não sabem se comportar em um debate saudável!

Outro motivo que me levou a fazer isso é ajudar quem quer fazer, não estou aqui na posição de falar que agora eu sei da lei, que agora eu sei de tudo, vou nos fóruns postar que eu fiz assim é porque o meu jeito é que é certo... Não!
Não vou dizer que o certo é assim não, eu fiz o meu assim. No seu caso, é outro caso, vai depender da interpretação das leis e portarias de sua cidade. Corra atrás e verifique como é aí, aqui no meu blog, você só vai ter uma base, um rumo, infelizmente é assim.

Lembra lá no início? Cada um terá sua interpretação da lei diferente.
O jeito que eu fiz aqui, não quer dizer que será o mesmo modo em outro estado. Um amigo conseguiu regularizar por exemplo, o escapamento esportivo lá em Vitória, mas em aqui em Goiás e em Manaus, já sei que isso não é possível, mesmo tendo mil pessoas que vão "Impor" sua interpretação da lei para isso, etc. (E não, não vou por escap barulhento num motorzinho mono-cilíndrico ensurdecedor para ficar parecendo cgzeiro desesperado em encontro de Titan dando pipoco e tirinho pra todo lado kkkkkkkkk ps: cgzeiro não é quem tem cg, eu tenho cg também, é o espírito do ser!). Também percebi que o amigo Felipe que regularizou até o banco lá em Manaus, foi num processo muito mais simples que esse meu aqui!

Mas daí você pergunta: Mas então se for rodar em outros estados, o policial não pode pedir a regularização dos outros acessórios, visto que no documento só está escrito "Faróis Auxiliares"?
Não, não é bem assim, é por isso que fiz questão de instalar e fazer vistoria da moto já com todos os acessórios, assim, se tivesse alguma coisa que não podia, ia acusar e reprovar. Tenho os Laudos com as fotos da moto do jeito que está, todos os acessórios e no documento também tem o numero do CSV (Certificado de Segurança Veicular) antes da escrita "Faróis Auxiliares", é o numero do Laudo que mostra todos os acessórios aprovados como "passível de alteração de característica" e os de "não passível de alteração de característica". Nesse Laudo consta tudo detalhado, então em um caso muito extremo de um Policial lá no Amazonas me parar e vir me dizer que esse banco é alteração de característica e não posso rodar, que vai ter que me multar e tal, eu mostro pra ele no documento o numero dos laudos, que eles podem facilmente pesquisar la no sistema e ver que o banco e todos os outros acessórios foram periciados e aprovados, que o Detran liberou o acessório X em questão, como "não passível de alteração de característica". Apesar que também tenho todos esses laudos em meu celular, posso provar facilmente.
Há, mas e se mesmo assim ele quiser "te prender"  por não aceitar isso? Sim, pode, se o cara quiser te prender até por posse ilegal de arma ele vai, rssss, se quiser te prender por assassinato também ele consegue, mas daí é outro assunto de corrupção, propina, abuso de poder, etc etc etc né! Não é nosso caso aqui.

Quanto ao financeiro, sim, é muita grana, eu poderia ter usado isso para viajar, curtir, gasolina, etc. Mas não é só isso. Motociclismo é aprender, é ganhar experiências não só em viagens, mas também em tudo que leva o nome Motociclismo e suas burocracias. Vamos vivenciar isso. Dinheiro você recupera depois, experiência não! 
(vamos viver o lado 'Ventania da Patagônia' da vida kkkkk).

Abraços a todos, espero ter ajudado em alguma coisa, é meu propósito aqui, ajudar com alguma informação que possa ter seu rumo, mas não seguir totalmente!

Tamu junto galera! 




* E POR ÚLTIMO, CONVIDO VOCÊ A ASSISTIR UMA BELA SÉRIE DE VÍDEOS, EM 6 CAPÍTULOS DA MINHA NOVA TENERE 250 MODELO 2019!

Grande Prosa de motociclismo em 6 capítulos dessa série:
* Tudo sobre a Tenere 250;
* Porque a Tenere 250?
* Sustentabilidade;
* Sobre as novas 300cc;
* Pontos Positivos e Negativos;
* Amaciamento do Motor;
* Primeiros km;
* Conhecendo a moto, desmontando a moto e instalando alguns acessórios;
* Catalogando e pesando todos os acessórios;
* Peso de Bagagens;
* Legalizando os acessórios junto ao Detran, passo a passo;
* Reforçando o quadro, bolha, baús e alguns pontos nos acessórios;
* Testando e ajustando acessórios e equipamentos;
* Sobre o Motociclismo Chato que está tomando as redes;
* Diário de Bordo no Blog: www.DiarioDoPresi.com;
* Etc e muito mais!

- Pegue seu copo de vinho e bom vídeo!







COMPARTILHE!


.

 




Nenhum comentário: